Saiba como cuidar de sua pele no frio.
Em épocas frias, os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a pele livre do ressecamento. Engana-se quem acha que só a pele do rosto está sujeita ao ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas da pele.
Para fugir do ressecamento, é preciso hidratar a pele diariamente. Das peles normais às levemente ressecadas, a hidratação deve ser realizada pelo menos uma vez ao dia, sempre após o banho. Já as peles com maior tendência ao ressecamento precisam de mais hidratação.
Antes de aplicar o hidratante na pele, veja a quantidade na mão para não deixar a pele oleosa. Deve ser quantidade que permita um deslizamento das mãos logo após a aplicação, sem que a pele fique melada ou escorregadia.
Além disso, outros cuidados são importantes no clima mais frio:
- Use filtro solar diariamente.
- Beba no mínimo 2 litros de água até no inverno, pois diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada.
- Evite banhos quentes e muito demorados. A água quente retira a oleosidade natural da pele.
- Evite se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidro lipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.
- Caso for tomar mais de um banho por dia, use sabonetes em apenas um, e no outro, se não tiver feito exercícios físicos, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.
- Use o hidratante logo após o banho – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, causada pelo aquecimento do chuveiro, que ajuda na penetração do creme.
- Se a pele for oleosa, como pele com acne, evite hidratante comum no rosto, use hidratantes oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Utilize hidratantes labiais para evitar rachaduras.
- Os cremes à base de silicone, alantoína, ureia, pantenol e cerâmidas conferem proteção contra ressecamento e aspereza.
*Com informações do site Corpo a Corpo