A depilação com cera é uma das preferidas entre as mulheres, que também vem sendo muito utilizada por homens. Os benefícios desse procedimento são muitos por isto é tão popular:
- Pele lisinha porque arranca os pelos pela raiz,
- Demora e diminuição do crescimento de pelos,
- Rapidez por retirar grande quantidade de pelos de uma só vez,
- Cera quente proporciona mínima dor.
Há muitos mitos sobre a depilação, por exemplo, que pode causar flacidez na pele ou a temperatura quente pode romper vasinhos das pernas. Mesmo isso não sendo verdade, é preciso se preocupar e tomar certos cuidados antes da depilação.
Tomar sol sem proteção solar após a depilação pode, sim, manchar a pele e não é recomendável depilar qualquer parte do corpo antes de, no mínimo, 28 dias da depilação anterior.
Para acabar de vez com as dúvidas e saber exatamente o que é verdadeiro ou não, veja uma lista de mitos e verdades sobre a depilação.
A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes. MITO. A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar.
A cera quente aplicada com muita frequência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e no buço. MITO. Nem o calor nem o movimento de puxar a cera alteram o tônus da pele. Este estímulo é apenas superficial. A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.
Fonte: Mulher.com