Por Mariana Pajuelo
As flores da planta camomila têm sido utilizadas há milhares de anos como um remédio natural para diversas doenças. A camomila pode ser usada para tratar doenças internas, como diarreia ou indigestão e irritações externas. Compressas, sabonetes e loções de camomila podem ser usadas para tratar eczemas, cortes ou outras inflamações da pele, de forma segura e barata.
Essa é uma das primeiras ervas a serem usadas para fins medicinais, que está presente em loções tônicas, hidratantes, pomada para assaduras, shampoos e produtos pós-barba. Ela tem ação anti-inflamatória e ajuda a acalmar a pele e aliviar a vermelhidão depois de se depilar ou fazer a barba, por exemplo.
Na depilação, a camomila é muito útil para acalmar a pele e evitar inflamações. Ao puxar a cera, a dica é sempre fazer isso no sentido contrário ao pelo. Depois de depilar, é preciso passar um gel calmante e usar também um protetor solar já que o sol pode manchar a pele, principalmente daquelas pessoas que costumam ficar com uma vermelhidão muito intensa depois da depilação.
Outros benefícios da camomila:
- Seu benefício mais utilizado é o de calmante, já que alivia o estresse. Ele relaxa os nervos e em alguns casos, age como um sedativo.
- Alivia o estresse, indisposições como gripes e cólicas menstruais.
- O chá impulsiona o sistema imunológico a combate infecções.
- Aumenta os níveis urinários de glicina, um aminoácido responsável por aliviar espasmos musculares.
- É fonte de apigenina, uma substância que pode bloquear o crescimento de células cancerosas, impedindo a sua propagação. Essa substância também ajuda as proteínas a corrigir anomalias no RNA (moléculas que transportam informação genética).
- Possui tanino, uma substância que funciona como um cicatrizante natural.
- Tem ácido antêmico, uma substância oleosa e tonalidade escura, utilizada para tratar má circulação, inflamações gengivais e as incômodas dores de dente.
- É um protetor térmico da pele.
- Em compressas sobre os olhos, ajuda a tratar a conjuntivite.
- Ajuda a tratar casos de diarreia.
Fonte: Tua Saúde