Muitas dúvidas surgem quando o assunto é depilação, por isso, listamos os questionamentos feitos e os esclarecimentos dos especialistas.
Depilar com cera quente causa o aparecimento de pelos encravados?
Os pelos encravados surgem, na grande maioria, em mulheres que possuem hormônios masculinos em níveis elevados ou nas que têm pelos que nascem enrolados. Como não é possível modificar esta característica, o que ocorre é que, ao ser retirado pela raiz, o pelo nasce mais fraco. Se a pele da cliente não estiver bem hidratada e a camada de queratina (células mortas que revestem a nossa pele) estiver espessa (ressecamento) o pelo não consegue romper a pele. O segredo é cuidar da pele usando esfoliantes e hidratantes.
Depilar com cera quente causa varizes?
Não. Depilar com cera quente, morna (tépida), roll-on ou fria não provoca as varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que não têm a capacidade de retornar o sangue. Elas ficam localizadas muito abaixo da hipoderme, porém, se os sintomas de inflamação forem avançados com úlceras e flebite, não é recomendada a depilação nem mesmo com gilete.
A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?
A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não alcançam.
Depilei o rosto e ele ficou muito vermelho. É normal?
Sim. A pele do rosto fiqua vermelha logo após a depilação, pois esta região é muito sensível. Evitar a exposição solar usando filtro previne o aparecimento de manchas. Também é normal sentir coceira nas pernas após a depilação, pois a circulação foi ativada com a aplicação da cera e retirada do pelo.
A cera quente aplicada com muita freqüência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?
A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.
Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?
Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia. Se não for alérgica a nenhum produto do composto da cera, pode depilar.
A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele?
As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável, portanto requer cuidado dobrado.
A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?
Sim. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.
A cera depilatória precisa ser descartável?
Sim. Não se deve usar a mesma cera depilatória em outras clientes.
Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de 1 mês da depilação anterior?
A pele leva, em média, 28 dias para se recompor após a utilização de cera depilatória que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida. Então, manter esse intervalo de tempo é importante.
É aconselhável que as gestantes de 9 meses de gravidez realizem a depilação íntima completa (tricotomia) para agilizar os preparativos do parto?
Depende. Siga sempre a orientação de seu médico. Alguns obstetras aconselham a retirada de todo os pelos para facilitar os preparativos do parto. Porém, caso esta seja uma recomendação de seu médico, sugerimos que a depilação seja feita, paulatinamente, a partir do 5º mês de gestação, para evitar a sensibilidade maior que as mulheres apresentam no 9º mês de gestação.
Por Mariana Pajuelo
Fonte: Pello Menos