Combata o envelhecimento da pele com antioxidantes

Por Mariana Pajuelo

Para se manter sempre jovem, os médicos indicam fazer boa alimentação, praticar exercícios e viver de forma mais tranquila. Mas a realidade é que nosso corpo, incluindo nossa pele, vão se deteriorando. Mas algo contribui para potencializar esse envelhecimento. Ele está no ar que respiramos, na poluição, nos raios de sol e até mesmo no nosso organismo. São os radicais livres, moléculas químicas microscópicas que provocam a oxidação das células da pele, levando-as à degeneração e, por consequência, ao envelhecimento precoce.

O escudo contra eles são os ativos antioxidantes, substâncias presentes em alguns cosméticos que combatem esses inimigos. Para atacar esses reativos químicos danosos, a pele dispõe de substâncias antioxidantes. No entanto, à medida que envelhecemos ou que aumenta a exposição aos fatores externos –que intensificam a produção de radicais livres– essas partículas se proliferam muito e se faz necessária a suplementação com antioxidantes.

O tipo de veículo, sendo gel, creme ou sérum, tem relação direta com a capacidade de penetração dos ativos antioxidantes. As formulações em gel apresentam menor capacidade de penetrar a pele. Um dos componentes que garantem uma absorção mais profunda dos ativos é o tensoativo. Grosso modo, não se utiliza tensoativos em gel, logo a permeabilidade é inferior.

Os séruns são mais concentrados, por isso possuem uma capacidade de penetração maior na pele. Não há relação entre viscosidade e quantidade de ativos em uma formulação. Os cremes e loções também têm boa permeação na cútis, sendo bons veículos para cosméticos antioxidantes.

O uso de máscaras com ativos antioxidantes vale a pena desde que sejam aplicadas regularmente. No entanto, como é um tratamento que a maioria das pessoas não faz com frequência, seus benefícios ficam limitados.

Usar máscaras antioxidantes, uma vez que o contato do produto com a pele acaba sendo esporádico. Acho mais importante usar cremes ou loções de uso diário. A regra é a seguinte: para quem usa cremes regulares com ação antioxidante é válido o uso das máscaras a cada 15 dias. Já no caso daquelas pessoas que não têm tanta disciplina com os cuidados rotineiros, a máscara uma vez por semana pode ajudar.

Não há um consenso entre os especialistas sobre o melhor horário para aplicar os antioxidantes tópicos, mas os motivos para usá-los à noite são convincentes. É bom usar cremes anti-age à noite e de um bom filtro solar de manhã.

*Fonte: Bolsa de mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.