Cuidados com suas mãos e unhas

Pintar as unhas toda semana é maravilhoso, e diferente do que podemos pensar, não faz mal nenhum, desde que tomemos os devidos cuidados. A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar alerta às unhas.

A reclamação mais comum com as unhas é que elas ficam quebradiças. As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas — o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade — ou porque estão úmidas demais — o que as deixam macias com tendência a se partir. Muitas pessoas não cuidam das unhas como deveriam. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se forem expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedores de esmalte em excesso.

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e, especialmente, uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio. Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares. Além disso, ficam também mais suscetíveis a doenças e ao ataque de fungos.

Pintar as unhas toda semana é maravilhoso

Além disso, a hidratação das unhas é importantíssima. Recomenda-se beber bastante água e usar hidratantes específicos para suas unhas.

Hidrate também as cutículas. Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. O contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.

Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas. Ao realizar trabalhos domésticos ou de jardinagem, proteja as mãos com luvas e hidrate intensivamente ao final do trabalho.

*Com informações do site Beleza e Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.