Você sabia que existe um jeito certo para se tomar um bom banho? Dermatologistas explicam que dependendo do nosso hábito de banho, a saúde de nossa pele por ser beneficiada ou prejudicada. Então, para não cometer erros, confira onde você pode melhorar antes de entrar no chuveiro.
Mas antes de apresentarmos as orientações dos profissionais da saúde, vamos entender a origem do banho. Banho é um hábito que vem do Antigo Egito, chegou até nós pelos indígenas e hoje faz parte do dia a dia dos brasileiros, principalmente por sermos um país tropical. Muitas pessoas tomam, inclusive, mais de uma chuveirada por dia, sobretudo ao acordar e antes de dormir.
Para se ter uma ideia, enquanto os britânicos se banham 5,6 vezes por semana e os americanos 7,4, os brasileiros ligam o chuveiro 20 vezes nesse mesmo intervalo. Os dados são de um estudo encomendado no ano passado pela Reckitt Benckiser, indústria que fabrica produtos de higiene e cuidados pessoais. A pesquisa também mostrou que 88% das pessoas tomam banho pela manhã.
Esse tema também permite uma abordagem para a questão sustentável. Uma ducha em um apartamento com boa vazão de água gasta em média 160 litros de água em 10 minutos. E 5 minutos são suficientes para esse momento, de preferência com água morna. Isso porque, quando tomamos banho, retiramos a camada de gordura fundamental para a lubrificação da pele.
A temperatura da água deve ser morna porque a água muito quente resseca a pele porque arranca a oleosidade natural. É como quando lavamos louça com água bem quente, que desengordura mais. Já o banho frio não faz bem, pois muda drasticamente a temperatura do corpo, que é de cerca de 36° C. O ideal é mantê-la estável.
Depois do banho, continue cuidando de sua pele por hidratá-la. A melhor hora para passar creme hidratante é após o banho, quando os poros estão mais abertos e a pele absorve melhor a substância. Esfoliante é indicado uma vez por semana, para não retirar a camada de proteção. Uma dica caseira é fazer uma papinha com açúcar e água e passá-la nas camadas mais grossas da pele, como calcanhares, cotovelos, joelhos e laterais dos pés.
Escolha bem o sabonete! O sabão de coco não deve ser usado no banho, pois, ao contrário do que muita gente diz, ele não é neutro. Os tipos mais comuns de sabonete são: glicerinado, hidratante, antibacteriano e esfoliante. Prefira os sabonetes glicerinados, que tem pH menor, que agride menos o corpo e se espalha melhor. No caso do líquido, um pote de 300 ml deve durar um mês inteiro.
*Com informações do site Bem Estar
Por Mariana Pajuelo