Hoje em dia é comum ouvir que alguém foi ou pretende ir a uma esmaltaria. Essa tendência está crescendo cada vez mais. Mas, afinal, o que é uma esmaltaria?
As esmaltarias são lojas especializadas em produtos para as unhas das mãos e dos pés. Se você pretende ser empreendedora, a ideia de se montar uma esmalteria e fidelizar o público pode ser um bom negócio. As diversas cores de esmaltes e as constantes novidades no setor favorecem o mercado. Os salões de esmalteria são ambientes que também podem oferecer serviços de beleza, massagem, maquiagem e depilação como complemento do tratamento de beleza.
Sobre o ambiente, as esmalterias devem oferecer aos clientes um ambiente aconchegante e tranquilizador, com equipamentos e utensílios específicos referentes ao tipo de serviço que se é prestado, sempre seguindo as normas da vigilância sanitária. Por atender a um público exigente e diversificado, a quantidade de produtos e a sua variedade exige um bom número de esmaltes em estoque.
Antes de entrar nesse mercado, inicie um planejamento de negócio para identificar o público alvo e as suas reais necessidades. Para entender um pouco mais, o mercado de beleza no Brasil cresce em média 10% ao ano, de acordo com os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Este levantamento revela que o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de cosméticos mundial. O que é muito bom para o empreendedor iniciante neste tipo negócio, interessado em ter a sua própria loja de cosméticos e esmalteria.
Sobre o público, a maioria é feminino, mas há também homens preocupados com a beleza. Você pode decidir qual faixa etária pretende se especializar. Entre elas temos:
- Adolescente: O público adolescente é um grande consumidor desses produtos. As meninas de até 12 anos de idade adoram colorir as unhas com as infinitas opções de cores disponíveis, brilho, gliter e adesivos. Este é um tipo de público fiel que preza pelas novidades, pois mudam de ideia muito rápido, e gostam de experimentar de tudo.
- Jovem: Outro tipo de público a ser explorado é o das mulheres jovens. Estas estão abertas a experimentar as novidades em marcas de esmalte que podem ser importados ou não, são menos tradicionalistas e gostam de brincar com as cores. Para estas mulheres, os serviços de maquiagem, massagem e depilação, são uma boa opção.
- Maduro e terceira idade: Já para atender um público mais maduro, os tons das cores e as marcas precisam ser bem selecionadas, pois estas são mais tradicionalistas. Não gostam de variar muito as tonalidades dos esmaltes e são fiéis às marcas tradicionais no mercado, a maioria prefere não experimentar as novidades.
No próximo post falaremos mais sobre como montar seu negócio nesta área. Até lá!
*Com informações do site Franquia Empresa
Por Mariana Pajuelo