Por Mariana Pajuelo
Como o mel é nossa principal matéria-prima, vale ressaltar a importância deste produto para a saúde humana e seus variados benefícios. Já sabemos que o mel um produto natural obtido do néctar das flores e de excreções da abelha.
Quando ouvimos falar do mel, primeiro vem à mente que ele é um ótimo adoçante natural. Mas o que poucos sabem é que este alimento conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças. Ele é também antioxidante e com ação prebiótica, que modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar, o mel é ótima fonte de energia.
Entre os nutrientes do mel estão: potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente no mel e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.
Este adoçante natural possui potássio, interessante para o equilíbrio da pressão arterial, cálcio, importante para a saúde dos ossos, ferro, necessário para a prevenção da anemia, e outros minerais.
O mel conta com carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos. Isto significa que eles contribuem para a manutenção da microbiota intestinal e assim estimulam o trânsito intestinal, cooperam com a consistência normal das fezes, previnem diarreia e constipação.
Confira os principais tipos de mel consumidos no Brasil:
Mel silvestre: Este é o mais ingerido no Brasil e é proveniente de diversas flores. É considerado interessante para a pele, vias respiratórias, tem efeito antioxidante e propriedades calmantes.
Mel de flor de eucalipto: Possui um sabor mais forte e coloração escura. É interessante para o tratamento auxiliar e alivio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.
Mel de assa-peixe: Possui aroma e sabor agradáveis e possui efeito calmante e expectorante.
Mel de flor de laranjeira: Conta com sabor suave e regula a função intestinal e tem efeito calmante.
Mel de cipó-uva: possui ação antioxidante, especialmente no fígado, por isso pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool.
*Com informações do site Minha Vida