Por Mariana Pajuelo
Sabemos que a higiene em um salão de depilação é fundamental e faz parte do bom trabalho de qualquer depiladora. Isso porque a falta de higiene pode propiciar um ambiente favorável para bactérias, fungos e micróbios nocivos à saúde da profissional e de suas clientes.
Neste post vamos falar um pouco mais da higiene desses estabelecimentos, pois esses micro-organismos são facilmente encontrados em estabelecimentos onde há muitas pessoas.
Os estabelecimentos devem respeitar e se adequar a legislação sanitária vigente, seguindo as normas de boas práticas, para garantir ao profissional e a seus clientes, segurança e qualidade nos serviços que prestam, evitando riscos à saúde.
Por isso, sempre verifique:
- Iluminação natural ou artificial adequada que permita a realização de procedimentos com segurança e boa condição visual.
- Instalação elétrica suficiente para o número de equipamentos. Não utilize extensões e benjamins e é proibido ter fiações exposta para evitar curto circuito.
- Ventilação natural ou artificial adequada que garanta um ambiente arejado.
- Pisos e paredes com revestimentos que sejam laváveis, ou seja, resistentes à limpeza com água e sabão.
- Ralos devem ter condições de fechamento ou com tela milimétrica.
- Água encanada potável.
- Ligação na rede de esgoto.
- Mobiliários com superfície lisa, e não porosa.
- Vestiários com armários para profissionais.
- Banheiro para os funcionários, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha.
- Banheiro para os clientes, com pia, água corrente, sabão líquido e papel toalha.
- Organizar o lixo comum em sacos plásticos, separando-os do lixo com material reciclável.
É importante que todo estabelecimento tenha um Manual de Rotinas e Procedimentos, que é um roteiro descritivo Ed cada serviço prestado, mostrando o passo a passo e as recomendações sobre as atividades executadas.