Como uma depiladora pode fazer a gestão de seu trabalho? Um profissional que atua com a depilação, além da habilidade nas mais diversas técnicas, há o cuidado com a higiene e saúde, por isso saber gerir o trabalho é imprescindível para garantir o sucesso no mercado da depilação.
O bom faturamento do profissional de depilação está diretamente ligado à qualidade do serviço, à escolha de bons produtos e a boa organização do seu trabalho.
Para organização da agenda, é importante que o profissional tenha tempo definido para cada procedimento, desta forma, otimiza o trabalho, assegurando o cumprimento do horário previamente estabelecido. Uma agenda bem elaborada garante ao profissional a satisfação do cliente, ressaltando que o respeito aos horários é fundamental para a fidelização.
Sobre o público-alvo, a vaidade masculina tem mudado o conceito de depilação que antes era exclusivo para mulheres. Hoje, os homens vêm valorizando a estética e os cuidados necessários para a manutenção do corpo, cabelos e pele saudável.
Independente do público alvo, o comportamento ético é atributo fundamental para essa relação cliente e profissional. É o que garantirá a confiança e o respeito.
O espaço destinado ao atendimento deverá ser organizado e limpo, além de oferecer conforto, atitudes essenciais para se manter a integridade e a saúde do cliente. Lembrando que muitos profissionais fazem atendimento em domicílio e os cuidados permanecerão os mesmos.
E para ter um diferencial, o segredo é oferecer um serviço com qualidade técnica, o que garante a satisfação e credibilidade do cliente. O preenchimento da ficha individual faz a diferença, pois é o instrumento utilizado para registro do cliente com dados importantes para o profissional, tais como: alergias, tratamentos médicos e estéticos que sinalizarão ao profissional quais serão os cuidados a serem tomados durante o atendimento. O uso do material descartável é também um grande diferencial, demonstra ao cliente, que seu atendimento é único.
A escolha dos produtos é baseada em quatro princípios: registro na ANVISA, qualidade, adequação ao tipo de pele e pelo do produto e preço. Outro detalhe importante é que o profissional se conscientize que desperdício significa prejuízo, mas reaproveitar pode gerar problemas e prejuízos maiores. Algumas depiladoras acreditam que o reaproveitamento de ceras é uma grande economia, mas as consequências podem ser sérias. Hoje é comprovado que alguns micro-organismos resistem ao calor das termoceras (panelinhas para fusão da cera), o que pode provocar a contaminação de toda a cera, causando danos à saúde do cliente.
Os equipamentos precisam de manutenção constante, a assepsia e o bom manuseio irão garantir maior tempo de durabilidade. As termoceras, quando não estão bem reguladas, podem promover um aquecimento excessivo da cera, o que causará queimadura no cliente. É preciso estar atento!
*Com informações do site Cabeleireiros.com
Por Mariana Pajuelo