Nossas sobrancelhas fazem parte de um conjunto de expressões que levamos em nosso rosto. Por isso, são tão importantes quanto nossa pele facial. Tem gente que prefere as mais grossas, outras mais finas, mas depois que passamos a cuidar de nossas sobrancelhas a verdade é que ninguém consegue conviver com os pelos extras que vão surgindo com o tempo. Não importa se é verão ou inverno, um rosto “limpo” de pelos indesejáveis cai bem a qualquer hora.
Aí entra o serviço de depilação. Mas por que depilar a sobrancelha com cera está tão comum? Vamos entender mais.
Começamos por esclarecer o antigo mito de que a cera pode provocar flacidez na pele, principalmente na região dos olhos. Isso não é verdade. O problema só é causado se os puxões foram constantes e muito repetitivos. Uma única puxada não é capaz de reduzir as fibras de colágeno, a proteína que dá rigidez à pele. Além disso, tanto o calor quanto o movimento de “puxar a cera” são apenas superficiais.
Na hora de redesenhar é importante recorrer a um bom profissional, que vai fazer uma avaliação minuciosa do formato natural, limpar e realçar pontos estratégicos. Depois disso, é só seguir o modelo e retirar os fios que forem crescendo.
Para remover o excesso de pelo, olhe primeiro para um espelho e veja quais são os limites certos para a sua sobrancelha. Usando, por exemplo um lápis ou qualquer outro objeto reto, segure-o em frente ao seu rosto, verticalmente, de modo a alinhá-lo com a parte externa do seu nariz e o interior do olho. Deste modo verá onde a sua sobrancelha deve começar, e ver quais os pelos que estão a mais.
Para saber onde a sobrancelha deve terminar, trace uma reta entre a parte externa do nariz e a ponta externa do olho, removendo o pelo que esta fora desse limite. Quanto ao ponto de curvatura da sobrancelha, isto é, onde deve iniciar o arco da sobrancelha, trace uma linha reta usando como referência a parte externa do seu nariz e a parte externa da íris.
Ao remover o excesso de pelo, tenha o cuidado de não tornar as suas sobrancelhas nem muito retas nem muito curvas, de modo a obter um contorno o mais natural possível. Se tiver sobrancelhas muito espessas, será melhor reduzi-las um pouco. Se forem demasiado finas, poderá recorrer ao uso de lápis ou sombra apropriada, para preencher as áreas em que a sobrancelha é muito fina.
Sobrancelhas muito finas criam um ar artificial e inexpressivo ao rosto, enquanto sobrancelhas demasiado grossas atribuem ao rosto um ar pesado e pouco cosmopolita. Avalie o seu rosto e encontre o formato mais adequado para as suas sobrancelhas.
Outro benefício da depilação a cera é que com o tempo e o número de depilações, o pelo vai afinando. Isso ocorre porque, quando o pelo é retirado, acontece um traumatismo em sua matriz, que também é chamada de bulbo, o que faz com que ele cresça mais fraco.
Aproveite essas dicas e deixe suas sobrancelhas lindas!
Por Mariana Pajuelo
*Com informações da Editora Abril e Beleza Atual