Depilação com menos dor é possível?

Para as mulheres que evitam se depilar com cera por causa da dor, relacionamos algumas dicas interessantes que reduzem significativamente a sensação desconfortável e pode ser feita tanto pela depiladora quanto pela cliente.

Para começar, uma substância encontrada em alguns tipos de cera e que sabidamente alivia a dor é o óleo de cravo, também chamado de eugenol. Ele atua como antisséptico e anestésico natural, reduzindo a chance de infecções locais e amenizando a dor local. Para amenizar ainda mais a dor, as depiladoras podem usar produtos, como loções hidratantes ou óleos corporais, que contenham os princípios ativos calêndula e hamamélis antes do procedimento. Essas substâncias a princípio podem ser usadas por todos, pois dificilmente causam alergias ou irritações, e estão indicadíssimas para quem tem sensibilidade aumentada a dor.

Há também ceras depilatórias com uma mistura dos anestésicos lidocaína e prilocaína garantem que a dor da técnica diminua até 70%, além de conter anti-inflamatório e hidratante.

Outra possibilidade é utilizar cremes anestésicos antes da depilação com cera, mas lembre-se de passar em pequenas áreas, já que o medicamento em grandes quantidades pode ser absorvido pelo organismo e provocar efeitos colaterais, como tontura e pressão alta. Use sempre com cuidado: deixe na pele por no máximo 30 minutos e não use sozinho, já que a sensação de dor pode ser alterada e você pode se ferir sem perceber. A lidocaína é o analgésico tópico mais usado, não é necessária receita médica para comprá-lo, porém o ideal é sempre pedir orientação a um dermatologista.

O ideal é evitar realizar a depilação próxima ao período menstrual, pois a sensibilidade à dor fica mais intensa nessa época. A fase da menstruação potencializa a dor devido à liberação de uma substância inflamatória chamada prostaglandina. Além disso, as mulheres tendem a reter líquidos nesse período, e como o inchaço comprime as terminações nervosas, a sensibilidade à dor aumenta.

Outro truque recomendado é colocar uma compressa com água morna na região a ser depilada. A água morna ajuda a abrir os poros e permite que o pelo saia mais facilmente, reduzindo a dor. Imediatamente após a puxada da cera, coloque uma compressa de água fria na região depilada. O frio alivia a dor, tanto que é comumente usado após procedimentos estéticos dolorosos, através de jatos de gases frios.

*Com informações do site Minha Vida

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Previna sua pele dos pelos encravados após a depilação

depilação
9 Curiosidades sobre depilação

Fechar