As embalagens da queridinha estão de cara nova. Conheça!

Como cuidar da pele queimada pelo Sol

Aprenda a cuidar da pele queimada pelo Sol

Como cuidar da pele queimada pelo Sol: O sol está cada vez mais quente. Com as temperaturas mais altas é possível aproveitar ainda mais a praia, piscina e o campo, mas os cuidados devem ser redobrados, principalmente quando se trata de queimaduras na pele.

Estas queimaduras se apresentam quando os raios ultravioletas penetram na pele e causam a morte do tecido da epiderme, deixando um rastro que não será bem visto esteticamente e que, além disso, pode ser muito dolorido.

Mas antes de iniciar qualquer tipo de tratamento é importante saber identificar o grau de queimadura. Enquanto as lesões de primeiro grau afetam apenas a camada mais superficial da pele, resultando apenas em eritema (vermelhidão) no local afetado, as queimaduras de segundo grau são mais profundas e resultam no aparecimento das bolhas. Queimaduras de terceiro grau são mais graves, afetam todas as camadas da pele e, por lesarem as terminações nervosas, não costumam ser tão dolorosas quanto às de segundo grau. Enquanto as lesões de primeiro e segundo grau podem ser tratadas em casa, se não forem extensas, a queimadura de terceiro grau requer atendimento médico imediato.

– Mergulhe a região queimada em água gelada, a fim de diminuir o calor local. Outra opção é aplicar compressas frias. É importante lembrar que nunca se deve aplicar gelo ou água com gelo diretamente sobre o local da lesão, pois a baixa temperatura também é capaz de provocar queimadura térmica.

– Limpe a região e aplique creme de sulfadiazina de prata a 1%, deixando uma cobertura na pele de cerca de 5 mm de espessura. Cubra com gaze de contato e, em seguida, com uma cobertura de gaze secundária estéril. O curativo para queimadura deve ser trocado diariamente ou sempre que a cobertura secundária estiver demasiadamente úmida. A cada troca é necessário remover os resíduos do creme e reaplicá-lo.

– Não estoure a bolha, pois isso aumenta consideravelmente os riscos de infecção. Com o passar do tempo o líquido será naturalmente reabsorvido e a bolha vai murchar sozinha. A dica é manter a região coberta, para evitar exposição e contaminação do conteúdo da bolha.

– Caso a bolha estoure ou a área afetada seja grande, é recomendável procurar atendimento médico, para que seja feita a remoção dos restos de tecido morto (o que pode ser bastante doloroso de se fazer em casa) e seja prescrita medicação para evitar infecção e diminuir a dor.

Boa parte dos casos é possível tratar em casa, seguindo algumas recomendações simples e que evitam complicações como a infecção da lesão.

*Com informações dos sites Como Cuidar e Melhor com Saúde

Por Mariana Pajuelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *