Por Mariana Pajuelo
Com o verão chegando não dá mesmo pra fugir da depilação, já que as pernas e outras partes do corpo ficam mais expostas. Como tornar a depilação melhor e mais eficiente? Vamos relembrar alguns pontos importantes:
- Quando for depilar certifique-se que os pelos estão com no mínimo 3mm, isso ajuda a aderir melhor a cera.
- Cremes hidratantes ou óleos não devem ser aplicados na pele antes da retirada dos pelos.
- No período pré-menstrual ou durante a menstruação, a mulher fica mais sensível a dor, portanto é melhor evitar o procedimento nessa época.
- Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera.
- A depilação deve ser feita em local claro para facilitar a visualização dos pelos.
- Tratamentos com ácido glicólico ou retinoico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.
- Caso haja algum pelo que não foi retirado, não insista passando a cera e tentando sua retirada várias vezes, o melhor é retirá-lo depois com uma pinça.
- O Sol deve ser evitado por dois dias após a depilação, e é necessário o uso de protetor solar com fator de proteção alto, pois a pele depilada se bronzeia mais fácil.
- Não é aconselhável usar desodorante nas primeiras seis horas após depilar as axilas.
Banho
Tomar um banho antes de se depilar ajuda a reduzir todo o desconforto que a depilação provoca. Dez minutos em contato com a água quente é suficiente para relaxar os folículos dos pelos e amaciar a pele. Dependendo do método que você escolher, é possível depilar no banho mesmo.
Esfoliação
A esfoliação deixa a pele macia e ainda ajuda a prevenir os pelos encravados. Com a fricção da esfoliação, as células mortas são removidas facilitando assim o nascimento de pelos mais finos.
Manchas
Para acalmar a pele depois de depilar, é essencial usar um bom hidratante sem álcool.
Hidratação
Os hidratantes com álcool irritam a pele, provocam alergias e podem até manchar o local que foi depilado. Ao contrário do que muita gente pensa, o hidratante não entope os poros e pode ser usado logo após a depilação.
Depilação cavada
A depilação cavada é a preferida das mulheres brasileiras, mas é preciso ter alguns cuidados especiais, pois depilar tudo tira a proteção das partes íntimas contra fungos e bactérias.
É essencial evitar a depilação com cera ou lâmina que já foi utilizada. Por ser uma região sensível, se o material estiver contaminado pode transmitir doenças graves como HPV, herpes e hepatite.
Depilação segura
Para evitar infecções e cortes, não depile quando o local tiver qualquer tipo de lesão. A pele precisa estar íntegra e sem fissuras.
Com informações:
Bolsa de Mulher