Como gerenciar o salão com responsabilidade

Por Mariana Pajuelo

Saber o que está acontecendo dentro e em torno de seu negócio e ter certeza que você sabe o que seus clientes desejam são fundamentais para gerenciar com sucesso o seu salão.

Entre os aspectos que devem ser considerados estão as instruções da ANVISA que devem ser seguidas:

  • Toalhas e lençóis devem ser devidamente lavados e trocados a cada cliente;
  • Lixas para unhas e pés, espátulas de madeira e lâminas não podem ser reutilizadas nem reprocessadas;
  • Alicates, pinças, afastadores e tesouras devem ser esterilizados após o uso;
  • Ceras para depilação devem ser fracionadas em porções suficientes para cada cliente;
  • Escovas e pentes devem ser limpos após o atendimento a cada cliente;
  • Cadeiras, armários, macas, colchões, travesseiros e almofadas devem ser revestidos de material impermeável, resistente, de fácil limpeza e desinfecção, mantidos em bom estado de conservação e higiene;
  • Trabalhadores de salões de beleza devem receber equipamentos de proteção (óculos, máscaras, luvas e jalecos) de acordo com as funções exercidas;
  • Profissionais que realizam procedimentos com materiais perfurocortantes devem ser vacinados contra Hepatite B e tétano;
  • Materiais perfurocortantes devem ser descartados após o uso;
  • Todos os produtos devem estar dentro do prazo de validade;
  • Produtos químicos que forem submetidos a fracionamento e diluição devem ser acondicionados em recipientes devidamente identificados com etiqueta legível, que informe o nome do produto, a composição química, concentração, data de envase e validade e o nome do responsável pela manipulação e pelo fracionamento. O fracionamento deve seguir as normas do fabricante;
  • É vetada a reutilização de embalagens de produtos químicos;
  • Equipamentos e instrumentos devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para atender a demanda do estabelecimento, respeitando os prazos de limpeza, desinfecção e esterilização.
  • Produtos que devem ser mantidos sob refrigeração devem ser guardados em refrigeradores específicos, com termômetro e registro diário de temperatura, não podendo dividir espaço com alimentos.

Ser responsável por um centro de beleza é uma grande responsabilidade, mas também é uma diversão. Trabalho em ritmo acelerado em que você estará interagindo com abundância de indivíduos incríveis e em um ambiente contagiante.

Fonte: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.