Por Mariana Pajuelo
O frio parece que desacelera a rotina de muita gente. Pessoas de todas as idades confirmam que em dias mais frios a vontade geral é ficar na cama, vendo um filme e comendo um chocolate. É claro que isso não é possível para todos, pois as responsabilidades e obrigações não permitem esse luxo.
Mas, além desses compromissos diários, é importante manter suas atividades físicas para que sua saúde fique forte e possibilite a prevenção até mesmo de resfriados comuns nesta época do ano. Então, mesmo no inverno, nada de abandonar a caminhada ou corrida que sempre fez parte de sua rotina, seja ela realizada na parte da manhã, durante o dia ou no final da tarde.
A corrida também mantém sua pele mais firme e tonificada, contribuindo para seu bem-estar. Por isso, vamos em frente e confira o que você pode fazer para não abandonar a atividade física nesta estação:
Mude o percurso
Os corredores normalmente se enjoam de correr todos os dias nos mesmos lugares. Se este foi um dos fatores que te fez desistir da corrida diária, busque praticar o exercício em outros locais. Varie em outros parques ou circuitos – de repente você frequenta lugares que nem tinha ideia que existiam. A dica vale também para quem quer conhecer gente nova e respirar novos ares – mais do que motivador para começar bem o dia.
Chame um amigo
Sabe aquela sua amiga que vive reclamando do corpo, mas precisa de um empurrãozinho para seguir em uma corrida? Pois bem, ela será sua nova companheira e motivação. Tente chamar alguém que possa te acompanhar sempre nos exercícios e que sirva não só de compromisso para executar os movimentos, mas também que seja alguém que possa te ajudar a se distrair e nem ver que concluiu o trajeto inteiro. Busque, de vez em quando, se unir a grupos de corrida – você também fará novos amigos.
Música nos ouvidos
De acordo com Costas Karageorghis, especialista conhecido por pesquisas que envolvem psicologia e esportes, a música dá um prazer aos ouvintes, parecida com o chocolate, como se fosse uma droga do bem. Você pode se dedicar a elaborar setlists para cada dia ou semana, tornando a prática um estímulo para correr. Separe as melodias mais lentas para se alongar, ou e recuperar da corrida, e as mais agitadas para arrasar nos circuitos.
Visualize a linha de chegada
Essa vai para aqueles que até começam a corrida, mas durante o trajeto provocam uma auto-sabotagem por não querer chegar até o fim do percurso. Aproveite este tempo para soltar a imaginação e pensar que está em uma competição – mesmo que você seja o único competidor. Faça da corrida de hoje o objetivo do dia. A cada vez que você perde o ritmo, pense que no final estarão te esperando em um pódio, com medalhas. Pode ser uma maneira divertida de se reanimar.
*Com informações do site Mais Equillíbrio