Por Mariana Pajuelo
Atenção depiladoras e profissionais da beleza: apesar de ser chique, moderno e feminino, o salto alto pode trazer alguns problemas para a postura e circulação das pernas.
Vamos entender os motivos:
– A contração dos músculos das pernas, particularmente os das panturrilhas, é o principal mecanismo responsável por deslocar o sangue das pernas para as veias maiores do abdome, e daí de volta ao coração.
– O salto alto modifica o caminhar de suas usuárias, fazendo com que a musculatura das panturrilhas seja menos utilizada, o que certamente resulta em congestionamento do sangue nas veias da perna e aumento focal da pressão sanguínea nestas veias.
Para termos o funcionamento correto do nosso sistema circulatório, devemos ter nossos pés a 90° em relação ao solo. Assim podemos exercer o bombeamento de sangue nos membros inferiores a fim de fazer com que a circulação sanguínea se movimente e faça seu papel de nutrir e oxigenar os tecidos musculares, tecido ósseo e a pele, evitando inchaços nos pés.
Dito isto, fica mais fácil compreender por que os sapatos de salto alto interferem na fisiologia da caminhada e circulação. Além dos efeitos circulatórios, ao andar com saltos a mulher altera os grupos musculares normalmente requisitados, diminuindo a atividade dos músculos das pernas e aumentando-a nos músculos das coxas. Ainda o centro de gravidade do corpo fica alterado, podendo influenciar na postura. Algumas pacientes que usam salto continuamente chegam a apresentar encurtamento dos tendões de Aquiles (localizados nos calcanhares).
Uma forma de amenizar o impacto circulatório do uso do salto é realizar exercícios físicos simples, que podem inclusive ser feitos no trabalho, de maneira discreta. Movimentos de flexão e extensão dos pés (feitos na posição sentada, como se estivesse pisando intermitentemente no pedal do acelerador do carro) utilizam a musculatura das panturrilhas e, assim, melhoram o retorno do sangue para o coração. O uso de meias elásticas, desde que devidamente orientado por um cirurgião vascular, também pode aliviar sintomas em algumas pacientes.
Dicas importantes:
Se precisa mesmo usar salto alto, alterne entre um salto alto e um salto médio;
Massageie os pés no final do dia para ajudar a restabelecer a circulação;
Evite os saltos altos de bico fino;
Prefira saltos quadrados em vez de saltos com bico; os primeiros oferecem maior estabilidade;
Depois de usar saltos altos, perca algum tempo alongando suas panturrilhas.
*Com informações do site Minha Vida e Receita de Vida