Viva melhor e sem estresse

Por Mariana Pajuelo

Em um dia de trabalho intenso, difícil é chegar em casa e conseguir relaxar. A cabeça parece que está a mil por hora, o corpo exausto e depois daquele banho relaxante, você deita, mas nada do sono aparecer.

Esses são algumas características de pessoas muito estressadas, isso porque o principal efeito colateral da agitação é o acúmulo de cortisol, o hormônio do estresse. A superexposição a ele aumenta o risco de insônia, distúrbios cardíacos, ansiedade, depressão, gastrite e síndrome do intestino irritável, reduz a resistência a infecções, derruba o desejo sexual e facilita o acúmulo de gordura, em especial os odiosos pneuzinhos ao redor da cintura.

O estrago é geral e tem efeito duradouro. Porém, melhor do que combater todo esse estresse e evitar que ele surja em nosso organismo. É claro que com a vida agitada que muita gente leva, parece que essa também não é uma tarefa simples, mas não é impossível.

De vez em quando, extravase suas emoções. Expressar os sentimentos é uma forma de não guardar para você tudo aquilo que viveu durante o dia. Não tenha vergonha de dizer o que sente, de chorar quando precisa, de gritar ou sair correndo por aí. Seu corpo recebeu todo tipo de energia, principalmente se você trabalha no atendimento a pessoas, como o caso das depiladoras, manicures, pedicures e muitas outras profissionais, Agora é hora de soltar o que está preso em você para se sentir mais leve.

Se você não é uma pessoa que consegue extravar seus sentimentos com facilidade, então comece a praticar exercícios físicos. Uma boa opção são as lutas (kung fu, judô, jiu-jitsu), que ensinam a ter disciplina, respeito e autocontrole, além de fortalecer o corpo. De acordo com estudos, pessoas que praticaram exercícios físicos durante a infância e juventude passaram a apresentaram um maior autocontrole e disciplina, além de diminuir a agressividade. Esses resultados também podem ocorrer mesmo quando começado a se exercitar durante a fase adulta. Então, não perca tempo e comece já a mexer o esqueleto.

No mercado há também algumas soluções naturais para baixar a ansiedade e controlar o estresse. São os florais que têm uma frequência de onda que, por sua vez, interage com as nossas ondas cerebrais, trazendo diferentes tipos de benefícios. Outro método natural é o suco natural de maracujá, que tem efeito calmante sobre o sistema nervoso. Se puder incluir uma folha de couve e adoçar com mel, ficará melhor ainda. A acerola, leite e cereais integrais também podem ajudar a combater a ansiedade.

Mas se na hora do desespero você não tiver um suco preparado e nem florais na bolsa, então invista no controle da respiração para equilibrar a mente. Tente o seguinte: Sente-se com a coluna ereta e os olhos fechados. Então, com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela esquerda. Depois, faça o mesmo movimento ao contrário. Esse é um ciclo de respiração, que acalma a mente e equilibra os dois hemisférios do cérebro.

Cuide de sua saúde por controlar seus sentimentos, mesmo as mais adversas reações do mundo exterior. Assim poderá viver melhor e ser mais feliz!

*Com informações da Editora Abril e Viva Mais Saúde (UOL)

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Depilação sem dor já é possível

Mel e própolis para sua saúde

Fechar