Por que a gelatina é tão benéfica para a saúde?

Por Mariana Pajuelo

Especialmente para a pele, a gelatina pode proporcionar grandes benefícios, como a sustentação e firmeza. Isso ocorre porque a gelatina é composta por aminoácidos, substâncias que constituem as proteínas e ajudam na síntese do colágeno.

Para entender melhor, o colágeno é uma proteína pura, encontrado nas cartilagens e tendões dos mamíferos, exceto do ser humano. Por isso é que há necessidade de ingeri-lo. E essa função de sustentação não funciona apenas para a pele, ela se estende para ossos, tendões e articulações, fortalecendo os tecidos em geral.

Ao longo prazo, a gelatina também ajuda a prevenir a osteoporose, doença que atinge mulheres depois dos 40, e reduz o colesterol, triglicérides e controla a glicemia. Além do formato tradicional, em pó, a gelatina pode ser encontrada em cápsulas, que têm maior quantidade de colágeno e sem incluir os corantes.

Um corpo adulto precisa consumir pelo menos 10g de colágeno para poder fazer uso dos benefícios acima. Para isso, basta ingerir dois potes de gelatina por dia, ou uma colher de sopa do pó.

Controle do Peso: Alguns estudos têm mostrado que a gelatina é um elemento importante que aumenta a produção de HGH (hormônio do crescimento humano), ao mesmo tempo, estimula o metabolismo através de seus ácidos de nutrientes e aminoácidos. Além disso, a fibra e a proteína ajuda a fazer você se sentir completo, o que elimina os seus desejos pelas comidas e reduz os excessos. Isso o torna um alimento útil para quem está tentando controlar seu peso naturalmente.

Cicatrização: As proteínas são uma parte essencial da cicatrização de feridas, a gelatina contém um aminoácido específico chamado glicina, que está diretamente ligado à redução da inflamação. Isto significa que uma ferida pode passar da fase de inflamação para a etapa de cura muito mais rápida, e os aminoácidos adicionais e as proteínas ajudam a desenvolver uma nova pele no tecido da cicatriz.

Unhas, Cabelos e Dentes: As pessoas estão sempre tentando encontrar novas maneiras de cuidar de seus cabelos, pele, unhas e dentes. A queratina, uma das proteínas encontradas na gelatina, em quantidades elevadas nas partes do seu corpo, e ajuda a mantê-los fortes. Portanto, o consumo de gelatina é uma maneira simples e eficaz de garantir a manutenção desses elementos superficiais do seu corpo em uma boa forma!

*Com informações dos sites Dicas de Saúde e Mais Equilíbrio

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Previna-se da micose no verão

Protetor solar ideal para sua pele

Fechar