Pernas e pés saudáveis

Por Mariana Pajuelo

No friozinho dessa época do ano, as pernas acabam ficando mais escondidas nas calças, saias longas, meia calça e o cuidado com a pele acaba ficando em segundo plano. Mas não é porque você não mostra suas pernas por aí que significa deixar de cuidar delas. Se não hidratá-las, aos poucos a pele se resseca e pode causar até rachaduras difíceis de serem tratadas.

É exatamente no outono-inverno que as pernas precisam ser bem cuidadas, pois o frio e a baixa umidade do ar provocam ressecamento, que acaba ficando pior por conta dos banhos mais quentes. Além disso, muitas mulheres relatam que aparecem algumas alergias típicas dessa época, geralmente nas dobras das pernas. Isso ocorre porque a pele fica sensível aos agentes externos. O mais correto é tratar com pomadas antialérgicas ou medicamentos via oral, dependendo da gravidade, mas é importante sempre consultar um médico para diagnosticar o problema e receitar o medicamento correto.

De maneira nenhuma use bucha esfoliante e nem esfregue muito o sabonete. Aliás, o melhor sabonete para se usar é o de glicerina, que limpa a pele sem tirar a camada protetora – que acaba se perdendo com a água quente. Pessoas que não têm problemas de pele ou alergias devem usar hidratante a base de ureia. Quem tem algum tipo de lesão, não deve.

A calça jeans ou outras roupas muito justas ficam em constante atrito com a pele, já que o friozinho pede uma roupa mais grossa e comprida. Isso pode aumentar as chances de irritação e prejudicar o crescimento natural dos pelos, deixando-os encravados. Por isso também é importante fazer a depilação mesmo em climas mais frios para prevenir a pele de outros problemas comuns nesta época. Se possível, prefira roupas feitas à base de algodão, porque quanto mais natural for o tecido, melhor.

Já a meia calça pode causar alergia e também facilitar traumas a pele se estiver muito apertada. Descamação e uma coloração esbranquiçada na pele também podem ocorrer devido ao uso contínuo de meia calça, mas sempre com uma boa hidratação, esses desconfortos não aparecerão.

Pessoas com problemas de má circulação têm maior tendência a sofrer com a falta de hidratação local, o que pode desencadear coceira e eczema. Para esses casos, após o banho se enxugue com uma toalha macia e felpuda, não a esfregue no corpo, apenas encoste à pele, apertando levemente para retirar a umidade.

Para evitar que os pés também fiquem marcados por aspereza, calosidade ou rachaduras, aplique hidratante diariamente fazendo uma massagem na região, mas faça isso preferencialmente à noite antes de dormir, para descansar e hidratar os pés. Usar meias também ajuda a resolver o ressecamento nos pés.

 *Com informações do Portal R7, Minha Vida e Corpo a Corpo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Pele hidratada mesmo no outono

Viva melhor e sem estresse

Fechar