Como ter sucesso com depilação

Por Mariana Pajuelo

Mesmo na contramão da situação econômica do País, o setor da beleza (estética e cosmética) continua crescendo ainda mais neste ano do que em 2014. A procura por serviços de depilação, faz parte deste mercado e tem espaço garantido.

No entanto, cuidados importantes devem ser tomados por profissionais e proprietários de salões de beleza e centros de estética. Muitas vezes, nestes locais, onde a depilação é mais um serviço no leque ofertado, nos deparamos com ambientes precários e mão de obra não qualificada ou mão de obra qualificada sem os recursos necessários para prática de um atendimento adequado.

Salas pequenas, com pouca ventilação, falta de cuidados com a higiene e a segurança dos profissionais e clientes, são os principais problemas encontrados. Proprietários destes espaços, sejam eles profissionais da beleza ou não, devem saber das responsabilidades e cuidados necessários para assegurar a saúde de seus funcionários.

OS RISCOS – Os ricos de contaminação com o uso inadequado de ceras e utensílios, e a falta de antissepsia deixam clientes e profissionais expostos a vários tipos de doenças. Dentre elas, estão: micoses, hepatite, HPV, entre outras.

ESPAÇO FÍSICO – O espaço físico deve ser o suficiente para caber a maca, mesa de apoio com armarinho para guardar ceras, descartáveis e acessórios e o profissional poder se movimentar confortavelmente.

PRODUTOS – A escolha de produtos de antissepsia, as ceras e os calmantes pós depilação deve ser feita de forma criteriosa, levando em consideração o custo-benefício. Estes produtos sempre devem ter registro no Ministério da Saúde e nunca, em hipótese alguma, devem ser reaproveitados.

PROCEDIMENTO – O procedimento deve ser realizado por um profissional devidamente qualificado, que tenha concluído um curso de depilação e possua conhecimento das técnicas e cuidados nos procedimentos. Além disso, importante saber orientar seus clientes sobre os cuidados pós depilação e antes da próxima visita.

ESTERILIZAÇÃO – Todos os materiais que não são descartáveis, como por exemplo, as pinças, devem ser esterilizadas após cada o uso.

DESCARTE DE MATERIAIS / SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS – Outro cuidado importante é providenciar as lixeiras para descarte dos diferentes tipos de lixo. Os materiais descartáveis que entram em contato com a pele do cliente, deve ser descartado como lixo infectante e seguir todas as normas e cuidados que este lixo necessita. Além dos descartáveis como luvas, máscaras, algodão e espátulas, aqui são descartadas também as ceras que jamais deverão ser reaproveitas.

PROCEDIMENTO – todo o procedimento deve ser realizado de forma a prevenir qualquer tipo de contaminação, quer seja do cliente ou do profissional. Para isso, é muito importante a conscientização das pessoas. Centros de beleza que trabalham de forma séria e comprometida com a qualidade dos serviços, conseguem levar o negócio de forma segura e correta, sem comprometer o faturamento da empresa. Com isso, acabam conquistando e fidelizando clientes que estão cada dia mais exigentes e buscam por serviços de qualidade.

*Com informações do site Carreira Beauty

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Aprenda a disfarçar manchas com maquiagem

Evento promove exercício prático de futuras depiladoras

Fechar