Como ser um bom profissional de depilação?

O trabalho da depiladora é tão importante que para se tornar um profissional qualificado é necessário realizar cursos e obter algumas certificações. Por isso, depilar vai além do que arrancar pelos, é necessário tomar alguns cuidados com a pele para que a depilação resulte em boa satisfação da cliente.

Veja como você, depiladora, pode orientar suas clientes antes da depilação:

O profissional já no começo da primeira depilação deve entrevistá-lo, são questionados assuntos sobre sua saúde, rotina e hábitos, todas as informações são colocadas numa ficha. A depiladora deve estar com máscara e luvas;

A pele deve estar bem esticada para evitar flacidez no momento que a cera é puxada; e também deve estar muito limpa (sem resíduos de hidratantes, óleos ou sujeira). É fundamental lavar bem a pele com água morna e sabonete neutro antes e depois da depilação. Logo depois é bom hidratar a pele, mas observar se o hidratante contém ureia, que pode provocar ardência no local.

A temperatura da cera quente deve ser regulada para evitar queimaduras. Utilize sempre ceras descartáveis e não use cera esterilizada ou que passou por uma peneira.

O pelo deve ser puxado paralelo à pele (e não pra cima);

Alerte aos clientes que bronzeadores artificiais e depilação não combinam – Caso esteja utilizando bronzeadores artificiais, não depile, pois a depilação retira a camada superficial da pele e, provavelmente vai retirar a coloração causando machas.

Oriente para que faça esfoliação na pele três dias antes de depilar e três dias depois. Isso evita a foliculite (pelos encravados); use as loções pós depilação. Elas ajudam a cicatrizar e regenerar a pele.

O que não fazer

Descoloriu? Não depile! – Não é recomendável fazer depilação em partes do corpo onde os pelos foram descoloridos. Ao retirar a cera, os pelos podem quebrar e os resultados não serão satisfatórios.

Tratamentos com ácido glicólico ou retinoico devem ser suspensos uma semana antes da depilação. Deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada, Mesmo que o tratamento seja por meio de medicamentos via oral para descamação da pele, a depilação é desaconselhada

Por dois dias após a sessão, deve-se evitar o sol. “Se for impossível, é importante usar filtro solar com fator de proteção alto, pois a pele depilada se bronzeia mais fácil.

Procurar não exercer atividade que o fará transpirar em excesso no dia agendado, o suor excessivo dificulta a aderência da cera, tornando o processo difícil; A pele deve estar seca.

Peles com espinhas, inflamações, infecções, cicatrizes abertas, machucados, irritadas por excesso de sol ou desodorante com álcool não podem ser depiladas.

*Com informações do site Depilação Total
Por Mariana Pajuelo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Qual a melhor depilação para você?

Qual a real função dos pelos no corpo?

Fechar