Como fazer uma depilação eficiente?

Por Mariana Pajuelo

Com o verão chegando não dá mesmo pra fugir da depilação, já que as pernas e outras partes do corpo ficam mais expostas. Como tornar a depilação melhor e mais eficiente? Vamos relembrar alguns pontos importantes:

  • Quando for depilar certifique-se que os pelos estão com no mínimo 3mm, isso ajuda a aderir melhor a cera.
  • Cremes hidratantes ou óleos não devem ser aplicados na pele antes da retirada dos pelos.
  • No período pré-menstrual ou durante a menstruação, a mulher fica mais sensível a dor, portanto é melhor evitar o procedimento nessa época.
  • Em áreas com irritação, inflamação, ferimentos, verrugas ou veias varicosas, jamais deve ser passada a cera.
  • A depilação deve ser feita em local claro para facilitar a visualização dos pelos.
  • Tratamentos com ácido glicólico ou retinoico devem ser suspensos uma semana antes da depilação, pois deixam a superfície tão fina e sensível que a pele pode ser arrancada.
  • Caso haja algum pelo que não foi retirado, não insista passando a cera e tentando sua retirada várias vezes, o melhor é retirá-lo depois com uma pinça.
  • O Sol deve ser evitado por dois dias após a depilação, e é necessário o uso de protetor solar com fator de proteção alto, pois a pele depilada se bronzeia mais fácil.
  • Não é aconselhável usar desodorante nas primeiras seis horas após depilar as axilas.

Banho

Tomar um banho antes de se depilar ajuda a reduzir todo o desconforto que a depilação provoca. Dez minutos em contato com a água quente é suficiente para relaxar os folículos dos pelos e amaciar a pele. Dependendo do método que você escolher, é possível depilar no banho mesmo.

Esfoliação

A esfoliação deixa a pele macia e ainda ajuda a prevenir os pelos encravados. Com a fricção da esfoliação, as células mortas são removidas facilitando assim o nascimento de pelos mais finos.

Manchas

Para acalmar a pele depois de depilar, é essencial usar um bom hidratante sem álcool.

Hidratação

Os hidratantes com álcool irritam a pele, provocam alergias e podem até manchar o local que foi depilado. Ao contrário do que muita gente pensa, o hidratante não entope os poros e pode ser usado logo após a depilação.

Depilação cavada

A depilação cavada é a preferida das mulheres brasileiras, mas é preciso ter alguns cuidados especiais, pois depilar tudo tira a proteção das partes íntimas contra fungos e bactérias.

É essencial evitar a depilação com cera ou lâmina que já foi utilizada. Por ser uma região sensível, se o material estiver contaminado pode transmitir doenças graves como HPV, herpes e hepatite.

Depilação segura

Para evitar infecções e cortes, não depile quando o local tiver qualquer tipo de lesão. A pele precisa estar íntegra e sem fissuras.

Com informações:
Bolsa de Mulher

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
foliculite
Como tratar a foliculite‏ para ter uma pele linda!

depilação
Dúvidas mais comuns sobre depilação‏

Fechar