Como depilar os fios brancos

Hoje em dia, cabelo branco não é sinônimo de velhice. Homens e mulheres com cabelos grisalhos são mais suscetíveis a pelos brancos em outras regiões do corpo, e a perda de melanina, que dá cor e protege o fio, é comum em pessoas com menos de 40 anos. Isso depende de uma série de fatores, como a questão hereditária e o estado emocional.

Para a depilação, será que os pelos brancos fazem alguma diferença? Os dermatologistas explicam que os fios sem a melanina ficam desprotegidos, menos resistentes, quebrando com facilidade e também menos elásticos. Isso significa que a tradicional cera ou os depiladores elétricos podem não ser tão efetivos na remoção deste tipo de pelo.

O couro cabeludo e as regiões genitais são as regiões mais afetadas. Mas eles podem aparecer em qualquer parte do corpo desde os cílios até as pernas. E se ninguém está absolutamente livre do embranquecimento dos pelos, o jeito é se adaptar à melhor forma para removê-los usando lâminas, cremes depilatórios e aparelhos de barbear.

“O único método contraindicado na depilação dos fios brancos é o laser”

Além da pinça, linha, depilador elétrico e cera, que são meios mais duradouros, outra alternativa é a eletrólise, técnica antiga que utiliza o calor para destruição do folículo piloso – feito por meio de uma descarga elétrica, com a ajuda de uma agulha. Mas, segundo a dermatologista, este tipo de depilação está “quase em desuso” atualmente.

O único método contraindicado na depilação dos fios brancos é o laser, que não funciona em pelos claros justamente por ter a melanina como foco para eliminar o folículo piloso.

Atualmente, especialistas no ramo de dermatologia já estão indicando o uso de PQQ (Pirroloquinolina Quinona), um potente antioxidante derivado da vitamina B que teria ação na prevenção do aparecimento dos fios brancos. A substância faria uma varredura de radicais livres que atacam as células que produzem melanina. Porém, ainda não foi publicado nenhum estudo científico comprovando esta ação sobre os fios. O jeito é aguardar e se cuidar.

Manter a pele hidratada após o processo de depilação é tarefa obrigatória, principalmente na terceira idade. E para ajudar na escolha do produto ideal, é importante usar hidratantes leves para não obstruir os poros.

*Com informações do Portal Yahoo
Por Mariana Pajuelo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Conheça as doenças que prejudicam a depilação

Benefícios do Aloe Vera para sua pele

Fechar