Proteja seus bens em lugares públicos

Por Mariana Pajuelo

Com o aumento da população nas grandes cidades, e a multidão presente nas ruas em estabelecimentos comerciais, precisamos ficar cada vez mais atentos com nossos bens, pois sempre há aqueles que têm má intenção ou que desejam prejudicar outros para beneficiar a si mesmos.

Infelizmente, roubos e furtos estão por toda a parte. Por isso, vale o bom e velho ditado: é melhor prevenir do que remediar. Principalmente quando você está em lugares que circulam muitas pessoas ou estabelecimentos comerciais onde é comum as constantes entrada e saída de clientes e visitantes.

Os salões de depilação não estão imunes a esses crimes. Muitos proprietários de salões relatam a ousadia de algumas pessoas que entram no local, perguntam sobre determinados produtos e serviços e, disfarçadamente, se aproveitam da situação para furtar aparelhos celulares, joias, cosméticos e o que estiver exposto à sua frente.

Isso é realmente muito triste e revoltante! Um ambiente preparado para que os clientes relaxem, cuidem de sua beleza e saúde, sintam bem-estar e fiquem despreocupados, também pode receber indivíduos que não são bem-vindos. O crime não resulta só em danos físicos e perdas materiais, mas também em sequelas mentais e emocionais. Assim, na medida do possível, é sensato fazermos tudo ao nosso alcance para aumentar nossa segurança.

Para você não se sentir refém dessa situação, veja como se proteger de crimes:

  • Você estará mais seguro se escolher caminhar por áreas iluminadas e mais movimentadas.
  •  Ao caminhar, preste atenção ao que está ocorrendo ao seu redor, não fique completamente distraído ou falando ao celular.
  • Você pode distribuir seus valores pelo corpo. Por exemplo: Deixe o celular na bolsa, a carteira no bolso, e o dinheiro na jaqueta.
  • Uma boa medida de precaução é selecionar o que você carrega na carteira, por exemplo: CNH: A Carteira Nacional de Habilitação é um dos poucos documentos que não pode ser fotocopiado ou plastificado. A nova CNH vem com a foto impressa (não dá para ser trocada) e também consta o número do RG e CPF do motorista. Portanto, para quem já possui a nova Carteira de Habilitação, pode deixar em casa o RG e CPF; Cartões de Banco: O porte de muitos cartões de banco pode expô-lo ao perigo desnecessariamente. Os marginais costumam avaliar o padrão financeiro das vítimas através do volume de cartões que estão Você pode distribuir seus valores pelo corpo. Por exemplo: Deixe o celular na bolsa, a carteira no bolso, e o dinheiro na jaqueta.
  • Tenha o cuidado de não mostrar quanto carrega ao abrir a carteira para pagar alguma coisa. Carregue apenas dinheiro suficiente, de preferência ocultando as notas de maior valor.
  • Cuidado ao falar no celular ou utilizar aparelhos de mp3, de maneira distraída, pois são um grande atrativo para os “batedores”.
  • Não mantenha na agenda de seu celular nomes e fotos de familiares, o que pode ser utilizado por criminosos especializados em sequestros.
  • Não incentive o uso de telefone celular por crianças em locais públicos.

*Com informações do Manual de Prevenção contra Roubos e Assalto (FlagranteSP.com.br)

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Confira 10 benefícios da água para sua pele

Pele sempre bonita com cuidados diários

Fechar