Por que surgem manchas nas pernas?

A causa das manchas nas pernas depende de uma série de fatores como tamanho e tonalidade das manchas. Muitas delas são comuns durante o verão, quando estamos expostos à grandes intensidades de raios ultravioletas. Cuidados simples ajudam a evitá-las, como o uso de protetor solar constante e evitar o sol em determinadas horas do dia. Já no inverno, as manchas podem aparecer por conta do alto ressecamento da pele e à falta de vitaminas. Se esse for o caso, pomadas e hidratantes podem ajudar a resolver o problema.

Um grande número das manchas escuras que aparecem em nossa pele é causado pela distribuição uniforme de melanina, o pigmento responsável pela coloração. Isso pode ser causado sobretudo por alterações hormonais em nosso organismo. Mulheres grávidas, por exemplo, estão constantemente expostas a verdadeiras turbulências hormonais que podem influenciar na produção de melanina. A falta do pigmento também pode estar relacionada com o uso de medicamentos específicos (como os anti-histamínicos e alguns antibióticos), ou mesmo produtos de beleza que provocam alergia em certas pessoas. Em todos os casos, a exposição ao sol costuma agravar as manchas na pele.

Outra causa é a contínua exposição à ação de raios ultravioletas, que contribui perigosamente para o aparecimento de manchas escuras em nossa pele. Geralmente, as manchas têm origem na perna, região mais exposta ao tomar sol em excesso. A radiação solar na pele possui um efeito cumulativo. Isso quer dizer que os danos provocados pelas manchas podem se manifestar muito tempo depois, quando podem evoluir até para um câncer de pele. As principais recomendações são o uso constante do filtro solar, preferencialmente 30 minutos antes de tomar sol. Outra medida é evitar os horários de maior incidência da radiação solar, sobretudo os raios ultra-violetas B, que têm maior intensidade das 10h às 16h.

A região que envolve a coxa e a virilha sofre mais atrito que as demais partes da perna, o que pode gerar manchas. Geralmente, elas são provocadas por irritação ou hiperpigmentação. A camada espessa e escura da mancha pode ser efeito da depilação com lâminas ou mesmo ser proveniente de assaduras causadas pelo atrito entre as coxas. Apesar do desconforto, esse tipo de mancha tende a ser mais fácil de tratar. Cremes e hidratantes ajudam. O ideal é procurar usar roupas mais leves e menos coladas ao corpo, preferencialmente as feitas com 100% algodão. No caso das mulheres, prefira depilação com cera ou a laser caso sua pele não se adapte à depilação com lâmina.

*Com informações do site Ehow

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Cuide da pele por dentro e por fora

Aprenda a cuidar do rosto com pele oleosa

Fechar