Pele firme e saudável com a ingestão de colágeno

Por Mariana Pajuelo

É bem verdade que a elasticidade da pele aos 20 anos não é a mesma aos 30, e muito menos aos 40. Sentimos o efeito do tempo nesse que é o maior órgão do corpo humano. Ao aplicar um hidratante na pele, percebemos que quando a puxamos para um lado, o retorno da derme para seu lugar original demora a acontecer, e sentimos a pele mais caída e flácida.

Porém, nem tudo está perdido. Muitas técnicas, aplicações e produtos foram desenvolvidos para combater a flacidez da pele mais madura. Nessas inovações, uma poderosa proteína é capaz de deixar a pele mais firme e ainda prevenir das tão indesejadas rugas. Estamos falando do colágeno! Ele exerce papéis fundamentais em nosso organismo.

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Além disso, é o principal componente proteico de órgãos como a pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões.

E não para por aí. O colágeno beneficia outras partes do corpo: fortalecimento das unhas, articulações, cabelos e para a hidratação da pele e dos intestinos.

Mas esse crédito não é para cientistas ou profissionais. Essa incrível proteína é produzida naturalmente em nosso organismo desde que nascemos, mas com o passar dos anos, essa produção vai diminuindo até que praticamente cessa. A produção começa a reduzir por volta dos 30 anos e vai diminuindo 1% a cada ano que se passa. Ao chegar à casa dos 50 anos, há em nosso organismo em média apenas 35% do colágeno que necessitamos.

É aí que entra a ingestão de colágeno. As carnes consumidas estimulam a produção de colágeno, mas não cumprem necessariamente o papel de formá-lo. Se o corpo não precisa dessa proteína, os aminoácidos se encarregam de resolver outro problema com o que foi absorvido. O leigo acha que tudo o que comemos fica daquele jeito depois de ingerido. Leite, ovos e até suplementos de colágeno são recebidos da mesma forma. O fígado recombina isso para o que precisar.

No caso dos suplementos, o ideal é que a versão em pó seja utilizada, já que as cápsulas não comportam a quantidade de colágeno recomendada por dia, isto é, 10 gramas. A indicação deve ser feita por um profissional habilitado, de acordo com a necessidade da pessoa. Para receber colágeno dos alimentos, veja quais deles têm a maior quantidade dessa proteína:

1. Peixes
2. Carne vermelha
3. Queijo minas
4. Frango
5. Ovos
6. Queijo cottage

Não deixe para depois. Prevenir doenças e a pele flácida não é complicado. Invista em sua saúde e viva melhor!

*Mais informações dos sites Corpo a Corpo e Minha Vida

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Aprendendo mais sobre os pelos de nosso corpo

Gestantes merecem cuidados na depilação

Fechar