O que é verdade sobre as estrias na pele?

As estrias, que tanto incomodam as mulheres principalmente nessa estação quente do ano, são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina que dão elasticidade na pele e podem manifestar-se de formas variadas: lineares, curvas, únicas, múltiplas. Elas podem ser rosadas, que são as mais novas, ou brancas.

Mas o que é verdade sobre prevenção, surgimento e tratamento das estrias? Veja o que os especialistas revelam:

Verdade – O uso de lingerie que dê sustentação pode levar ao aparecimento de muitas estrias no abdômen e coxas .

Mito – Pessoas magras não têm estrias. A briga contra a balança mesmo em pessoas magras que variem 2 ou 3 kg é suficiente para o aparecimento de estrias.

Verdade – Ela aparece mais em mulheres, em 80% dos casos.

Verdade – Eles podem aparecer por causa da musculação e esportes onde o alongamento é vigoroso podendo aparecer nos ombros, atrás dos joelhos e coxas.

Verdade – Ganho excessivo de peso (mais de 10Kg) durante toda a gravidez e ganho-perda de peso: má alimentação: excesso de açúcar, gordura saturada e excesso de sal podem contribuir para o aparecimento de estrias, dentre outros motivos.

Mito – Consumo de refrigerante. Há um mito de que refrigerante causam estrias. Na verdade, não há uma relação direta. O que ocorre é que ao propiciar o ganho de peso pela maior retenção de líquidos, a pele pode esticar e, isso, causar estrias.

Mito – Roupas apertadas não rompem as fibras elásticas da pele e, portanto, não têm relação com as estrias.

Verdade – Pele desidratada. A pele desidratada forma estrias com mais facilidade pois tem a a elasticidade diminuída. Isso favorece o rompimento das fibras e a formação das cicatrizes. Além disso, a pele desidratada realça as estrias ao enrugar a pele deixando as marcas mais evidentes.

O uso de cremes específicos pode prevenir o aparecimento de novas estrias e tornar menos visíveis as já existentes. O uso de hidrantes pode ajudar, mas deve ser usado sempre e após o banho. Outra dica é fazer uma alimentação baseada em frutas, verduras, legumes e líquidos para ter fibras elásticas saudáveis.

*Com informações do Portal UOL

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Mantenha hábitos alimentares para uma pele saudável

Aprenda a cuidar da pele alérgica

Fechar