Cuide bem da pele dos joelhos, cotovelos e calcanhares

As partes do corpo que mais sofrem com a falta natural de hidratação são a pele de joelhos, cotovelos e calcanhares. Especialistas indicam que essas regiões possuem a pele mais espessa para suportar impactos e pressões, o que se traduz em menos vascularização, menos glândulas de hidratação e nutrição da pele, além de maior quantidade de tecido morto.

Outra característica comum e natural é o escurecimento da pele de cotovelos e joelhos. Tanto o escurecimento e enrugamento são naturais porque é preciso que haja uma sobra de pele nessas regiões. No entanto, a pressão sucessiva aplicada sobre estas regiões, ao se ajoelhar e se apoiar pelos cotovelos, por exemplo, pode piorar o aspecto escuro da pele. O tom escuro, neste caso, pode ser um sinal que as regiões estão sofrendo pressão excessiva e ficando lesionadas, o que gera o aparecimento de manchas.

Sabe por que pessoas com pele morena e negra estão mais sujeitas a ter a epiderme dessas regiões mais escuras? São tipos de pele que mancham mais facilmente, nas quais qualquer lesão causa escurecimento de forma mais rápida e que serão mais difíceis de tratar.

Aprenda a esfoliar e hidratar

Fazer esfoliação, dependendo do tipo de produto usado e da frequência, pode acabar piorando o aspecto da epiderme de joelhos e cotovelos.

O ideal é fazer a esfoliação com a bucha vegetal na hora do banho ou com receita caseiras. A mistura caseira mais indicada para este fim, segundo as especialistas, é mel, açúcar refinado e fubá.  Mel com fubá é um esfoliante natural muito bom para essas regiões.

Hidrate sempre

A hidratação precisa ser regular e cuidadosamente feita com substâncias específicas, pois é o principal recurso para manter a pele de joelhos, cotovelos e calcanhares saudável. O mais indicado é que se faça a hidratação sempre após o banho, pois a penetração dos ativos umectantes vai ser maior. Da mesma forma, toda vez que a esfoliação for feita, deve ser finalizada com a hidratação das regiões.

Não é tão fácil encontrar cosméticos específicos para essas áreas do corpo, por isso as dermatologistas orientam que se dê preferência para os hidratantes que contenham óleos de amêndoa, semente de uva e de castanha. Ou ainda com substância como ureia, com concentração abaixo de 20%, lactato de amônia e D-panthenol, indicado para a recuperação de rachaduras nos calcanhares.

*Com informações do site Como Cuidar

Por Mariana Pajuelo

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Área dos olhos rejuvenescida com o creme certo

Receitas simples para manter sua pele bonita

Fechar