Como cuidar de calcanhar rachado

Por Mariana Pajuelo

Cuidamos dos cabelos, das unhas, da pele, e queremos estar sempre lindas e bem cuidadas, mas às vezes não cuidamos como se merece os nossos pés, esses que nos sustentam durante todo o dia.

Os calcanhares rachados não são prejudiciais, apenas se as fissuras forem profundas podem ficar muito doloridas e sangrar. A pele seca é a forma mais comum que leva a esse problema, outro agravante é a pele espessa, ou quando existem calos nas bordas dos calcanhares. A maioria dos problemas nos pés ocorre por descuido.

As principais causas são: porfiria cutânea, esporão de galo, atrito com sapatos, problemas ortopédicos, aumento do ácido úrico, diabetes, doenças vasculares, micoses, excesso de peso, úlcera do pé e  alergia a produtos de limpeza. O calcanhar rachado causa dor ao andar e sangramento e as mulheres sofrem mais desse problema, principalmente pelo uso de sapatos altos.

Para tratar os pés com rachaduras é indicado aplicar óleo vegetal hidrogenado, após lavar bem os pés, visto que, o organismo com o passar dos anos tende a diminuir a produção de sebo que garante a hidratação das partes mais ressecadas do corpo. Deixe agindo durante a noite, só retire o excesso ao levantar pela manhã.

Você pode também mergulhar os pés em água quente em torno de 10 a 15 minutos, pelo menos uma vez por semana. É útil para a circulação sanguínea dos pés, e provoca um bom relaxamento, amaciando a pele e diminuindo as tensões de um dia cansativo.

Outra dica é fazer uma esfoliação nos pés e hidratá-los diariamente, a esfoliação pode ser feita uma vez por semana, dependendo da necessidade de cada caso. Como a pele ressecada é um problema gerado pela falta de hidratação, é importante manter uma alimentação balanceada, visto que a aparência da pele se reflete no que se come.

Ter uma alimentação balanceada é fundamental para que a pele fique hidratada e lisinha, com os cuidados necessários é possível manter os calcanhares bonitos e longe das rachaduras. Para quem é adepto aos tratamentos caseiros uma excelente dica é usar o mamão papaia, visto que, possui nutrientes que reparam a pele, é também fonte de carotenoides, e vitaminas E, A e C que regeneram, reparam e reconstituem a pele.

O mamão papaia também age como esfoliante e remove as células mortas. Para o tratamento corte uma fatia de mamão amasse e aplique com suco de limão nos calcanhares, deixe agir por vinte minutos, depois lave os pés com água morna. Repita essa operação de duas a três vezes por semana até alcançar a forma desejada, em seguida aplique um hidratante de sua preferência.

*Com informações do Portal Educação e Como Cuidar

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Conquiste a barriga ideal com exercícios abdominais simples

Depilação longe de fungos e bactérias prejudiciais à saúde

Fechar