Cinco vitaminas e ácidos para rejuvenescer a pele

Novos produtos são lançados para combater um dos problemas que mais preocupam as mulheres. São aquelas marcas de expressão e rugas que insistem em aparecer na pele de quem tem mais idade, principalmente no rosto. Por isso, vamos apresentar aqui cinco elementos-chave usados em tratamentos antienvelhecimentos, recomendados por dermatologistas. Veja quais são eles e conheça melhor as propriedades, indicações e contraindicações de cada um.

Retinol

É um derivado da vitamina A que, ao ser aplicado sobre a pele, se transforma em ácido retinóico, elemento com ações rejuvenescedoras. Um dos seus principais benefícios é o estímulo à produção de colágeno novo, favorecendo a textura da pele, aumentando a elasticidade, diminuindo os poros dilatados, melhorando o aspecto de rugas finas e amenizando tons desiguais, comuns no envelhecimento.

Vitamina C

É um antioxidante potente que bloqueia a ação dos radicais livres, moléculas que degradam as células e causam o envelhecimento. Também estimula a formação de novo colágeno e ajuda a proteger a pele dos efeitos do sol. Pode ser encontrada em cosméticos para rosto, colo e área dos olhos, e em frutas cítricas como laranja, acerola e caju.

Aquaporina

A pele é formada por 70% de água e, com o tempo, fica mais seca e enrugada. Uma das causas é a queda na produção de aquaporina, proteínas presentes na epiderme, que formam poros nas membranas das células, permitindo a entrada e saída de água. Para ajudar a prolongar seu funcionamento, há sua verão sintética, presente em vários cosméticos.

Ácido hialurônico

Também existe de forma natural na própria pele, pois é parte de um grupo de açúcares que formam uma espécie de “gelatina” entre as fibras de colágeno e a elastina, que dão firmeza à pele. Sua forma sintética é necessária quando o organismo perde a capacidade de produzi-la. Além de efeito hidratante, ajuda na retenção de água na pele.

Vitamina E

É capaz de regenerar o colágeno já existente na pele e potencializa a ação de outros produtos antioxidantes. Pode ser encontrada em alimentos como castanha, vegetais verde escuros, oleaginosas, fígado bovino e gema de ovo. Nos tratamentos cosméticos é conhecida como tocoferol.

*Com informações do site Mulher.com

Por Mariana Pajuelo

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Cuide de sua axila com desodorante caseiro

Deixe seus pés bonitos com cuidados simples

Fechar