Aprenda a disfarçar manchas com maquiagem

Por Mariana Pajuelo

A maquiagem pode ser uma ótima opção para disfarçar as manchas como melasma, vitiligo e acne em excesso e elevar a autoestima, mas é preciso ter cuidados.

O vitiligo e o melasma são alterações da pigmentação da pele. O vitiligo é provocado pela produção de anticorpos e substâncias tóxicas ao melanócito (célula que produz o pigmento da pele). O problema pode surgir em qualquer fase da vida, estando relacionada ou não a traumas físicos ou psicológicos. Já o melasma é provocado por uma desordem crônica de pigmentação da pele, causando seu escurecimento. Isso acontece por causa do aumento na produção de uma enzima, chamada tirosinase. As duas doenças podem ser tratadas e com possibilidade de cura, dependendo da extensão da doença.
Os pacientes com essas doenças, incluindo a acne, optam pelo uso de maquiagens cosméticas para disfarçar as manchas. É muito comum ver no consultório pacientes com as manchas cobertas por maquiagem. Importante saber que em nenhum dos casos a correção pelo make possui contraindicações.

Porém, melhor forma de disfarçar manchas na pele de pessoas com melasma, vitiligo e acne é utilizar base, base líquida e pó. Bom é cobrir bem a área da mancha. Às vezes é preciso usar um corretivo antes, onde a pele fica mais vermelha. Há no mercado excelentes produtos, como a base com cobertura completa e com textura mais natural possível, que podem dar um efeito satisfatório. Só é preciso testar o produto numa região grande da pele para ter certeza de que ele vai cobrir bem a mancha.

A única diferença é que em pessoas com acne a maquiagem deve ser de produtos cremosos e oil free, que não contribuem de forma alguma com a inflamação da pele. É fundamental o uso de produtos para a limpeza, tonificação e hidratação da pele sempre. Usar produtos adequados para o tipo de pele, sem óleo, como já comentamos e retirar a maquiagem completamente antes de dormir. Vale lembrar que maquiagem só prejudica a pele se usada de forma incorreta. Não se esqueça de retirar todo o make antes de dormir, assim como não utilizar produtos com prazo de validade vencido.

Antes de utilizar os produtos, deve-se lavar o rosto com água morna e com algum tônico, adstringente ou mousse de limpeza facial, pois ele ajudará a preparar a pele para receber os cosméticos e absorver melhor os ativos.

A regra é simples: os produtos mais leves, à base de água ou gel, são os mais indicados para iniciar o processo. Depois, os produtos um pouco mais encorpados como loções e, por último, os cremes mais pesados. Um dica relevante é esperar alguns segundos um cosmético secar antes de aplicar o próximo.

*Com informações do site Mais Equilíbrio

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Evento promove exercício prático de futuras depiladoras

As melhores técnicas para depilação no rosto

Fechar