As embalagens da queridinha estão de cara nova. Conheça!

Por que as saladas são tão saudáveis?

 

Por que as saladas são tão saudáveis: Dizem que todo prato colorido reflete em uma alimentação saudável. Ingerir alimentos nutritivos combina com pele bonita, e para contribuir com sua saúde e uma aparência mais jovem, as saladas são fundamentais. Além de serem leves e refrescantes, elas são ricas em nutrientes, o que faz toda a diferença:

Folhas verdes

A base da salada deve ser de folhas verdes, como alface, agrião, rúcula entre outras. Essas folhas são importantes principalmente por serem fontes de vitaminas e minerais. Para agregar valor nutricional ao prato, você pode acrescentar alimentos como frutas, linhaça, chia, quinoa e até temperos como o alho.

Alimentos funcionais

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde. Um exemplo é a soja que ajuda a manter o equilíbrio hormonal das mulheres na fase da menopausa e contribui para a redução de colesterol. O alho é outro alimento que auxilia na manutenção da pressão arterial. Já o tomate possui ação antioxidante, previnindo doenças como o câncer de próstata.

Legumes

Uma boa pedida para turbinar a salada e ajudar na sensação de saciedade. Assim como as verduras, os legumes são fontes importantes de nutrientes que vão além de vitaminas e minerais e encontram substâncias específicas de cada um, como é o caso da cenoura que possui ação antioxidante e é rica em pectina, fibra solúvel que auxilia no funcionamento intestinal. Podemos incluir também opções como, a abóbora, berinjela, palmito, pimentão, batata, abobrinha e nabo.

Sabores agridoces

As frutas são essenciais para a saúde, já que possuem nutrientes capazes de fortalecer o sistema imunológico, auxiliam na prevenção de doenças e envelhecimento do organismo além de contribuírem para o funcionamento adequado do intestino. As mais cotadas são o tomate, manga, maçã, abacaxi, morango, laranja e suco de limão. Algumas receitas podem utilizar as frutas oleaginosas como castanhas e nozes, que embora saudáveis, possuem valor calórico mais elevado.

Proteínas

Se a opção for buscar um prato único que agregue todos os nutrientes importantes, a proteína deve fazer parte e é fácil incluí-la na salada adicionando, queijos, molhos a base de iogurte, frango, ovos, ou ainda leguminosas como grão de bico e soja. Busque opções como queijos magros (ricota e frescal) para tornar o prato menos calórico.

Fontes de cereais

Os que combinam mais com a dieta são: milho, grão de trigo, amaranto e arroz selvagem. Devido ao teor de carboidrato, esses alimentos possuem teor calórico moderado e devem ser consumidos de forma balanceada.

*Com informações do site Mais Equilíbrio

Por Mariana Pajuelo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *