Exercícios podem reduzir dores nas costas

Por Mariana Pajuelo

A dor nas costas está entre as queixas físicas mais comuns. Elas podem ser leves ou extremas, rápidas ou constantes. Existem várias causas, fatores de risco e formas de prevenção para a dor nas costas. A dor nas costas pode originar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região. Ela também pode irradiar a partir de outros órgãos, como os rins ou ovários.

Muitas são as causas de dor nas costas, entre elas estão as quedas, o estresse, exercícios praticados da maneira errada ou com carga muito alta, má postura e sedentarismo.

Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Dores no corpo, principalmente nas costas, muitas vezes são sinônimos de uma postura errada. A educação postural é algo que requer cuidados desde a infância para evitar problemas na idade adulta, pois a má postura pode ser causa de várias lesões.

Se sua postura não é das melhores e as dores nas costas parecem não ter fim, uma ajuda importante é o exercício físico, além de fazer você perder peso (o que já traz melhoras para a coluna, que não precisa fazer tanta força para permanecer alinhada), os exercícios físicos têm outro efeito: fortalecem os músculos das costas e do abdômen, ajudando suas costas a entrarem na linha.

Alguns exercícios físicos podem ajudar:

– Sentado em uma cadeira, postura ereta, pés totalmente apoiados no solo. Apoie as mãos nos antebraços, à frente do corpo, e suba os braços até a altura dos ombros. Então, gire o tronco para a direita e permaneça por 60 segundos. Faça o mesmo do lado oposto. Repita duas vezes para cada lado.

– Em pé, pés paralelos, pernas afastadas na largura do quadril. Mantenha o tronco ereto, os braços relaxados ao lado do tronco. Então, flexionando o quadril, incline o tronco ereto à frente, em direção ao solo. Depois, retorne à posição inicial. Durante todo o movimento, os joelhos devem permanecer estendidos. Repita dez vezes.

– De barriga para baixo, posicione a cabeça entre os braços. Então, curve as costas o máximo possível, projetando levemente o bumbum para baixo. Segure por 60 segundos e, então, olhe para o alto. Repita cinco vezes.

– Deitado de barriga para cima, joelhos flexionados, pés apoiados no solo. Estique os braços para cima, com os dedos entrelaçados. Deixe o joelho cair para o lado esquerdo, enquanto leva os braços à direita. Fique por 60 segundos e repita do outro lado.

– Em pé, em frente à uma cadeira, coloque o calcanhar esquerdo sobre o assento. Ambos os joelhos ficam estendidos. Projete o corpo à frente, flexionando o quadril, tentando alcançar o pé com as duas mãos. Fique 60 segundos, repita e depois troque a perna.

– Deitado de barriga para baixo, comece retirando o quadril do chão. Continue ate que penas os cotovelos, os antebraços, as mãos e as pontas dos pés estejam em contato com o solo. Sustente a posição por 40 segundos. Retorne equilibrando o peso do corpo, lentamente. Repita dez vezes.

*Com informações do site Minha Vida

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Minha profissão: depiladora

Cuide-se desde já!

Fechar