Saiba tudo sobre depilação com cera

Por Mariana Pajuelo

Sempre na hora de começar uma depilação, ainda tem dúvidas sobre o procedimento tanto antes quanto depois? Então, esclareça tudo que precisa com as informações abaixo sobre como retirar os pelos da melhor forma.

Depilar com cera quente causa o aparecimento de pelos encravados?

Os pelos encravados surgem, na grande maioria, em mulheres que possuem hormônios masculinos em níveis elevados ou nas que têm pelos que nascem enrolados. Como não é possível modificar esta característica, o que ocorre é que, ao ser retirado pela raiz, o pelo nasce mais fraco. Se a pele da cliente não estiver bem hidratada e a camada de queratina (células mortas que revestem a nossa pele) estiver espessa (ressecamento) o pelo não consegue romper a pele. O segredo é cuidar da pele usando esfoliantes e hidratantes.

Depilar com cera quente causa varizes?

Não. Depilar com cera quente, morna (tépida), roll-on ou fria não provoca as varizes, que são veias dilatadas e tortuosas que não têm a capacidade de retornar o sangue. Elas ficam localizadas muito abaixo da hipoderme, porém, se os sintomas de inflamação forem avançados com úlceras e flebite, não é recomendada a depilação nem mesmo com gilete.

A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes?

A cera quente ao ser aplicada tem ação superficial. As veias ou micro vasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não alcançam.

Depilei o rosto e ele ficou muito vermelho. É normal?

Sim. A pele do rosto fica vermelha logo após a depilação, pois esta região é muito sensível. Evitar a exposição solar usando filtro previne o aparecimento de manchas. Também é normal sentir coceira nas pernas após a depilação, pois a circulação foi ativada com a aplicação da cera e retirada do pelo.

A cera quente aplicada com muita frequência pode causar flacidez, principalmente em regiões onde a pele é mais fina, como abaixo da sobrancelha e buço?

A flacidez é causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante o processo de depilação. Quem quer driblar o problema da flacidez precisa evitar o sol e as lâmpadas infravermelhas, principalmente nas pálpebras, pois a exposição excessiva à radiação causa prejuízo às fibras colágenas e elásticas que sustentam a pele.

Quem tem problemas de alergias na pele não pode fazer depilação com cera quente?

Primeiro é preciso avaliar quais são os produtos e componentes causadores da alergia. Se não for alérgica a nenhum produto do composto da cera, pode depilar.

A depilação com cera quente pode manchar ou escurecer a pele?

As manchas escuras podem aparecer caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável, portanto requer cuidado dobrado.

A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?

Sim. A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.

Fonte: Pello Menos

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Como fazer depilação durante a gestação?

Saiba controlar a oleosidade na pele

Fechar