Os benefícios de uma boa esfoliação na pele

A esfoliação é uma das maiores aliadas da pele, seja ela seca ou oleosa. Isso porque a técnica promove uma espécie de limpeza da superfície da pele, removendo as células mortas e impurezas, devolvendo luminosidade e garantindo o aspecto rejuvenescido.

Trata-se de um mecanismo de ação que tem como objetivo a remoção da camada mais superficial da pele (extrato córneo) onde estão presentes as células de queratina mortas, assim como a sujeira e microrganismos que ficam retidos na região e podem obstruir os poros e causar doenças. Ela é realizada através do atrito de uma substância, normalmente granulada, com a pele, o que pode deixá-la mais lisa, macia, uniforme e auxiliar no clareamento de manchas. Também existe a esfoliação química (mais comum em clínicas), que é feita através de cremes formulados com ácidos, mas sem grânulos, que eliminam a necessidade de esfregar o produto.

A esfoliação também estimula a derme, segunda camada interna da pele, o que ajuda na absorção dos produtos utilizados após este procedimento, como hidratantes. O procedimento também pode auxiliar a reduzir a oleosidade da pele, a retirada de cravos da face e fechamento dos poros, mas pede alguns cuidados.

Os esfoliantes corporais costumam ser mais grossos e abrasivos que os da face, uma vez que a pele do corpo é menos delicada que a do rosto. Também existem produtos específicos para pele oleosa e acneica, que geralmente contém agentes que ajudam a regular a produção de sebo.

A pele de cada pessoa é diferente, tem características próprias e a recomendação de fazer ou não a esfoliação, assim como a sua frequência, dependerá destes fatores. O médico dermatologista é o especialista que poderá indicar o melhor para o seu caso. No geral, pessoas com pele do rosto oleosa podem esfoliar a face até duas vezes por semana, com a considerada normal uma vez por semana, e pessoas com a pele seca, se necessário, uma vez a cada 15 dias. Depois de esfoliar a pele seca, também é necessário utilizar um hidratante. Os esfoliantes corporais costumam ter a sua utilização recomendada até duas vezes por semana.

*Com informações do site Minha Vida

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Vale a pena depilar o rosto com cera?

Cuide bem de sua pele no Outono

Fechar