Conheça mais a história da depilação

Por Mariana Pajuelo

A profissão de depiladora cresce na mesma velocidade que a busca pela autoestima e pelo bem estar. Desde o século XX até os dias de hoje, a depilação virou ritual de beleza para pessoas no mundo inteiro. Com isso, nasceu o profissional de depilação, que conhece os segredos mais íntimos dos clientes e ajuda no bem estar e na autoestima de mulheres e homens.

Desde a antiguidade as mulheres se depilam. Há relatos do Egito antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem à técnicas de depilação com cera, conhecida como cera egípcia. No Brasil, na carta que Pero Vaz de Caminha fez, relatando suas impressões sobre o país, já trazia o registro de que as índias não possuíam pelo pubiano, imaginando-se, então, que por genética haviam nascido sem eles. Mas, depois, descobriu-se que elas raspavam os pelos com espinha do peixe.

Na idade média, por haver uma preocupação muito grande com o pudor, o hábito de tirar os pelos era condenado, e quem ousasse fazer isso poderia até mesmo ser acusado de bruxaria ou heresia condenado a morte por vaidade. Já no século XX, as coisas mudaram, as roupas foram ficando mais curtas e justas, o corpo da mulher mais amostra e com isso, o estímulo para a depilação se intensificou. Afinal, não era muito agradável mostrar axilas e pernas peludas. Depois dessa época, o hábito de arrancar os pelos passou de um conceito de estética para um hábito de higiene pessoal.

Com a preocupação com a beleza e os cuidados de higiene pessoal, o hábito de se depilar passou a fazer parte hoje do ritual de beleza feminino e da busca pela autoestima. A mulher de hoje quer mostrar a sua pele, lisa e bem cuidada. O momento da depilação é de grande intimidade e merece cuidado especial. Com isso, foi surgindo uma demanda de profissionais da área e a profissão de depiladora foi ficando cada vez mais comum e necessária. A tarefa desse profissional não se resume a retirar os pelos indesejáveis da pele. É preciso habilidade em diversas técnicas, cuidados com a saúde, postura ética, renovação do conhecimento e da experiência, pois, diariamente, novas técnicas são desenvolvidas e novos produtos são lançados.

No Brasil, é a área da beleza que mais cresceu nos últimos anos. Esse cenário promissor tem contribuído para a formação de um número cada vez maior de novos profissionais. A profissão foi regulamentada por meio da Lei nº 12.592/2012, promulgada em 18 de janeiro de 2012.

Fonte: SuperAgendador

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
O formato de unha que combina com você

depilação
Como fazer a depilação durar mais

Fechar