Raios solares e a sua pele

Sem o Sol seria impossível existir vida. Dele dependem os seres humanos, animais, plantas, vegetais e tudo que há na Terra. Mas isso não significa que devemos descuidar.

Um aspecto importante a ser ressaltado, é que os raios ultravioletas, sejam UVA ou UVB, podem causar danos à nossa pele, porque não estão sendo filtrados corretamente pela camada de ozônio, que vem sendo paulatinamente destruída pela nossa civilização.

De acordo com a Associação Brasileira de Dermatologia, ABD, a camada de ozônio estratosférico, que varia de um dia e de um lugar para o outro, protege a terra dos raios ultravioletas. A diminuição do ozônio atmosférico pode ter como resultado o aumento da radiação ultravioleta na superfície da terra.

Entre o buraco na camada de ozônio e os buracos que podem ocorrer na pele humana há essa força em comum, que pode destruir. Por essa passagem começam a penetrar os raios ultravioleta, que são altamente perigosos ao homem. Os raios ultravioletas são filtrados pela camada de ozônio, porém não o bastante para que possamos abrir mão de medidas protetoras e preventivas.

Os danos são muitas vezes chamados de câncer. O câncer de pele é, pois, resultado direto de duas ações: por um lado, a ação dos raios UVA e, por outro lado, a nossa concordância em ficarmos expostos a eles.

Na busca do bronzeamento, expomos a pele ao sol e ficamos inteiramente à mercê dos raios UVA, que podem apenas ser minimizados por algumas regras simples, tais como evitar contato direto com o sol das 10 às 15 horas, diminuir seus efeitos usando protetores solares e nos abrigando sob tendas ou guarda-sóis.

Além dos protetores solares, de efeito menos intenso, existem os bloqueadores solares, cujo efeito é mais acentuado. Estes são recomendados pelos dermatologistas para a proteção da pele e, se usados de maneira adequada, podem garantir horas de lazer sem danos futuros à saúde.

*Com informações do site Boa Saúde
Por Mariana Pajuelo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Como remover cera de roupas?

Depilação da virilha sem manchas

Fechar