Por que surgem pelos no rosto da mulher?‏

Por Mariana Pajuelo

Os pelos no rosto do homem podem dar um charme especial, mas e quando vemos nas mulheres? Uma certa quantidade de pelos no rosto é considerado normal. Há mulheres com pelos mais finos, outras com pelos um pouco mais grossos. O problema é quando começa a aparecer de forma exagerada, comprometendo a autoestima e sua vida social. Não são todos os casos, mas pode ser um sinal que há algo errado no corpo e merece ser investigado com carinho. O aparecimento de cabelos na face pode ter várias causas e indicar algumas situações da saúde.

Por que isso acontece

As mulheres produzem pouco hormônio masculino (andrógenos). Se o organismo passa a produzir muito desse tipo de hormônio, normalmente, pode ocorrer o crescimento e o aparecimento de pelos em regiões indesejadas. A dermatologia chama de hirsutismo quando há o surgimento de cabelos em áreas usualmente associadas ao homem.

Esse quadro está normalmente relacionado com alterações hormonais, outros a causa genética. Nem sempre é fácil identificar a causa exata. De acordo com os dermatologistas, as principais causas associadas são: distúrbios endocrinológicos (das glândulas, como a síndrome de cushing, por exemplo), síndrome do ovário policístico, menopausa, excesso de peso (que pode ser causado por alguma outra situação de saúde, como o ovário policístico, por exemplo) e, até mesmo, a ingestão de alguns medicamentos (que altera a produção hormonal, inclusive alguns anticoncepcionais). Em casos mais sérios e mais raros podem indicar a existência de algum tumor.

Como tratar

Para ter um diagnóstico correto, a melhor solução é procurar um médico especialista, que podem realizar uma investigação hormonal. E, assim, o médico poderá tratar a causa do problema, receitando os medicamentos adequados a cada condição de saúde. Se for um problema a longo prazo, remover os pelos no rosto é uma excelente solução. Algumas alternativas para tirar os pelos: creme depilatório e depilação com cera. Raspar o pelo com o aparelho de barbear não é indicado e pode deixar a aparência nada agradável para as mulheres.

Com informações:
Mulher digital

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Como fazer uma depilação eficiente?

foliculite
Como tratar a foliculite‏ para ter uma pele linda!

Fechar