Por que os poros da pele se dilatam?

Por Mariana Pajuelo

Os poros dilatados, mais comuns em quem tem a pele oleosa, costumam se agravar no verão, período em que a transpiração aumenta. Além de fazer uma boa limpeza de pele a cada quinzena, alguns cuidados diários também são fundamentais, como lavar com sabonete, usar adstringente, esfoliar a área e aplicar uma loção específica.

Os poros dilatados são um problema principalmente para quem tem pele oleosa. A dilatação dos poros também é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também pelo aumento da oleosidade da pele causado pelo calor.

Os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo. Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona “T” (boca, nariz e olhos), e sem os pelos, a secreção tende a ser maior.

Pele oleosa: As pessoas que têm naturalmente pele oleosa tendem a ter poros dilatados. Isso ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam ao redor dos poros fazem com que essa pele ao redor dos orifícios dos poros fique inchada, fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são.

Idade: Conforme envelhecemos, a nossa pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol, naturalmente acumulada com a idade, também afeta o aspecto dos poros.

Hereditariedade: A predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros protege sua pele de bactérias, vírus, além de vento e chuva. Algumas vezes, entretanto, quando o poro está obstruído e o sebo com células mortas tenta sair e não consegue, resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Outra dica é apostar nas receitas caseiras para a pele:

– Misturar 3 colheres de sopa de chá verde gelado (para contrair poros) e 1 colher de sopa de argila verde até virar uma pasta, passar no rosto, deixar por 15 minutos, depois lavar com água gelada.

– Outra dica é misturar 1 colher de sopa de maisena e 2 colheres de sopa de água boricada gelada ou soro fisiológico, passar no rosto e deixar repousar por 20 minutos, depois lavar com água gelada.

*Com informações do site Beleza e Saúde

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Entenda o projeto de lei Salão Parceiro e Profissional Parceiro

Como ser um bom profissional de depilação?

Fechar