O colo também precisa de cuidados

Por Mariana Pajuelo

É algo quase inevitável. Muitas mulheres fazem de tudo, mas não conseguem esconder. Mas e na hora de colocar aquela blusa com decote? Será que um lencinho é a solução? Estamos falando da pele do colo da mulher (área entre o pescoço e os seios), que com o passar do tempo pode ficar com marcas e rugas.

Esta região é muito importante para a autoestima feminina e está em constante exposição solar ou esquecimento, em relação ao ressecamento e às rugas. Sua pele é tão ou mais sensível, quanto a do rosto. É preciso ter cuidados com a pele do colo, para que esteja sempre macia e livre de rugas.

A pele do colo possui menos colágeno e elastina do que a do rosto ou de outras partes. Ela é sensível e delicada. A região fica facilmente ressecada e isso não é nada bom. Embora o ressecamento não fique tão evidente, quanto em outras partes, sabemos que a falta de hidratação do colo ou de qualquer outra região contribui com o aparecimento de rugas, ao longo dos anos. Essa é uma região frequentemente negligenciada devido à falta de conhecimento: no geral, as pessoas ignoram como essa área é frágil e vulnerável, pois fica exposta praticamente o dia inteiro pelo uso de decotes e blusas de alças.

Então, já que a região é mais sensível por natureza, o jeito é prevenir os danos, com atitudes simples de serem adotadas no dia a dia. A seguir, saiba o que fazer e o que evitar para manter a saúde e integridade da pele do colo.

Filtro solar – Deve ser usado diariamente, de preferência com FPS 30 ou mais. “É importante lembrar de reaplicar o filtro solar ao longo do dia, principalmente quem trabalha sob o sol ou se desloca muito durante o expediente”, diz Flávia Ravelli.

Evite a bucha na hora do banho – Esse hábito pode piorar o ressecamento da pele, já que a tendência é retirar a camada protetora da pele, formada pela oleosidade natural.

Banho morno e pouco sabonete – O motivo é parecido com o uso da bucha. Por se tratar de uma região com pouca oleosidade, a água quente e o sabonete em excesso removem mais facilmente a barreira protetora da pele.

Esfoliação moderada – O ideal é esfoliar no máximo duas vezes por semana, de forma muito delicada, para remover as células mortas e favorecer a penetração dos hidratantes, que devem necessariamente ser aplicados na sequência.

Hidratação intensiva – Essa é a senha para prevenir o envelhecimento dessa região. De acordo com especialistas, os cremes devem ter vitaminas C e E, retinol, ureia, ácido hialurônico ou alfa-hidroxiácidos, combinados ou não, dependendo da necessidade de cada um.

Cápsulas antioxidantes – Por conterem agentes que combatem os radicais livres como vitaminas e antioxidantes, também podem ajudar na prevenção do envelhecimento do colo, em longo prazo.

*Com informações do site Como Cuidar e Portal UOL.

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Seja uma depiladora de sucesso!

Nossa matéria-prima: cera de abelha

Fechar