Entenda alguns tipos de reações alérgicas na pele

Tudo começa com uma coceira ou o surgimento de bolinhas ou arranhões vermelhos na pele. No começo você pode se assustar, mas nada de pânico. Esses sinais podem ocorrer devido a algum tipo de alergia de seu organismo.

Para entender mais sobre este tema, vamos esclarecer o significado de alergia. A alergia significa uma reação exagerada do organismo a alimentos, poluentes, cremes, remédios, ácaros, entre outros. A alergia não é exclusiva da pele: ela pode ocorrer no aparelho respiratório (rinite e bronquite) e também no aparelho digestivo (diarreia). Muitas alergias não têm manifestação cutânea. Se algum tipo de alergia não for tratada por um médico,  há risco de a pele ficar com manchas residuais ou cicatrizes. Tudo depende do grau de inflamação que aconteça e também das repercussões, como coceira. Neste caso, pode haver ferimento, úlcera e até cicatrizes.

As manifestações na pele podem surgir de muitas maneiras. Alguma delas são: eczema, urticária, exantema, eritema pigmentar fixo, eritema multiforme e estrófulo. O quadro dessas manifestações é bastante diferente uma das outras e cada uma delas tem um histórico e conduta diferenciada. Vamos detalhar algumas delas:

– A urticária, por exemplo, se caracteriza por placas avermelhadas, elevadas e caroços que podem aparecer abruptamente em todo o corpo, causado muita coceira. Com a urticária, os lábios e os órgãos internos respiratórios podem inchar muito, levando a dificuldades respiratórias. Esta alergia se apresenta como um quadro grave, que precisa de socorro rápido, devido ao problema respiratório.

– O estrófulo é a alergia a picada de insetos e é muito comum entre crianças de 2 a 10 anos de idade. O estrófulo se apresenta como bolinhas vermelhas, às vezes como uma bolinha na superfície que coça muito e pode se transformar numa ferida. O estrófulo ocorre por sensibilização ao veneno do inseto, que pode ser mosquito, formiga ou pulga, por exemplo. Com uma ou duas picadas, a criança já pode apresentar muitas bolinhas espalhadas pelo corpo. Isso acontece, principalmente, no verão e nos ambientes rurais.

– O eczema é o nome genérico dado a uma alteração de pele que promove vermelhidão, vesículas, coceiras, engrossamento e descamação da pele. O eczema pode ocorrer em qualquer parte do corpo e é gerado por alergia, principalmente a dermatite de contato. Esta alergia é comumente causada por metais usados nas orelhas e pulsos, como relógio e bijuterias. Pode ocorrer também por cosméticos, produtos químicos de limpeza, tinturas de cabelo, roupas de fio sintéticos, corantes e conservantes.

A parte do corpo que mais sofre com reações alérgicas são as mãos. Elas são as mais afetadas pelo contato com substâncias químicas, como detergentes, sabões e toda a gama de produtos desta linha podem causar alergias. Remédios de uso local, principalmente com penicilina e sulfa, também podem causar sensibilização e alergia de contato.

*Com informações do site Minha Vida
Por Mariana Pajuelo

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Cuide dos lábios ressecados

Saiba como corrigir suas sobrancelhas com falhas

Fechar