Cuide dos lábios ressecados

Com o clima mais frio, a pele sente o ar seco e começa a também ressecar. Uma das partes do corpo que também sofre é a boca, que fica desidrata. Mas você sabe por que isso ocorre? A boca seca é resultado da produção insuficiente de saliva para manter a umidade.

A insuficiência de produção da saliva não permite que a região oral fique úmida. Quando essa condição é constante, ou está presente na maior parte do tempo, se torna desconfortável, causando sérios problemas de saúde ou ainda indica presença de doenças graves.

A saliva é fundamental e desempenha várias funções, além de manter a boca umedecida. Ela atua no processo de digestão dos alimentos, protegendo os dentes contra as cáries, prevenindo infecções ao controlar a presença de bactérias da boca e possibilitando a mastigação e deglutição.

Entre as causa que fazem a glândulas salivares produzirem menos saliva são diversas, entre elas são:

  • Efeitos adversos de medicamentos: existem mais de 400 medicamentos que podem provocar a boca seca. Dentre eles estão os descongestionantes, anti-histamínicos, analgésicos, diuréticos, anti-hipertensivos e antidepressivos.
  • Radioterapia: as glândulas salivares podem ser prejudicadas caso a cabeça ou pescoço sejam expostas à radiação durante o tratamento com câncer. A perda de saliva pode ser total ou parcial, permanente ou temporária.
  • Doenças: como diabetes, mal de Parkinson, HIV/AIDS, doença de Hodgkins e outras.
  • Menopausa: fumantes podem apresentar boca seca.

Com a boca seca, muitos são os desconfortos, mas destacamos alguns: Dificuldade de deglutição; sensação de secura e pegajosidade na boca; lábios rachados; sensação de queimação na língua; feridas na boca; mau hálito frequente; garganta seca; diminuição do paladar; e dificuldade na mastigação ou fala.

Para começar a tratar a boca ressecada, primeiro é importante consultar o médico que identificará a causa. Caso o problema seja resultado do uso de medicamentos, o médico pode mudar o remédio ou diminuir a dose. Mas algumas atitudes simples podem contribuir para a boa saúde oral:

  • Tomar muita água ou bebidas sem açúcar diariamente;
  • Mascar gomas sem açúcar para estimular o fluxo salivar;
  • Evitar o consumo de bebidas com cafeína, que provocam secura na boca;
  • Não usar tabaco ou álcool;
  • Usar hidratante bucal durante a noite;
  • Evitar o consumo de alimentos condimentados ou salgados demais.

*Com informações do site Como Cuidar
Por Mariana Pajuelo

 

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Saiba como corrigir suas sobrancelhas com falhas

A história da cera e sua versatilidade

Fechar