Cuide de sua axila com desodorante caseiro

Por Mariana Pajuelo

Já ouvimos muitos casos de pessoas que têm alergia a desodorantes e sentem coceiras ou ardência nas axilas. Isso ocorre porque a maioria das marcas destes produtos utiliza o cloridrato de alumínio (sais de alumínio), o qual obstrui nossos poros evitando que eles possam “respirar”, fechando a passagem do suor. Claro, muitos podem dizer que esta é justamente a função do desodorante. Mas, desta forma, o desodorante interrompe de maneira direta o processo natural de regulação da temperatura.

Outro fator que contribui para o desconforto em algumas pessoas é que os desodorantes também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes mas, assim como o alumínio também são absorvidos pela pele. Eles são motivo de controvérsia e preocupação para muitos. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Mas, há uma solução caseira. Você sabia que o desodorante natural feito de bicarbonato de sódio pode combater perfeitamente o mau cheiro nas axilas, causado pela combinação do suor e das bactérias? O bicarbonato faz com que se deixe de sentir o cheiro, ao bloquear a umidade ou disfarçar o cheiro com um forte aroma mais agradável. O óleo de coco é calmante e suaviza a pele, é também um excelente antibactericida.

Aprenda a fazer um desodorante caseiro de forma fácil:

Ingredientes:

  • 8 colheres de sopa óleo de coco
  • 4 colheres de chá de bicarbonato
  • 4 gotas óleo essencial de cravo
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda

Derreta as 8 colheres do óleo de coco em banho maria. Adicione o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas de óleos essenciais e misture. Coloque em um recipiente pequeno e com tampa. Separe uma pazinha para evitar colocar os dedos. Coloque na geladeira até endurecer. Se a região onde mora tiver um clima mais quente (acima dos 20 graus), é preciso deixar na geladeira para não derreter. Para deixar seu desodorante natural mais aromatizado e potencializar a função antibacteriana, podemos acrescentar os óleos essenciais.

Alguns óleos como o tea tree e cravo são muito bactericidas. Também pode-se utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavanda, que vai deixar mais refrescante.

Se quiser um desodorante mais floral, pode usar ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass. Para um aroma mais amadeirado escolha o de cedro.

*Com informações do site Beleza e Saúde

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Deixe seus pés bonitos com cuidados simples

Chá verde: eficaz nos cuidados de sua pele

Fechar