Como utilizar o sabonete da forma correta?

 

O sabonete é realmente multiuso? Muitas pessoas acham que sim. A verdade é que desde a Antiguidade, os egípcios utilizavam pastas com óleos de plantas, lama e até cinzas para remover a oleosidade do corpo e a maquiagem, e até hoje o sabonete é usado para remover a sujeira e impurezas da pele. Porém, se não for bem escolhido, esse produto pode até prejudicar a pele. Acompanhe algumas verdades e não verdades sobre esse item tão importante na higiene.

 

1- Não dá para remover make com sabonete

MITO – O sabonete resolve bem quando usado na remoção de maquiagem leve. Se carregar muito no rímel e batom, que normalmente borram mais na hora de tirar, é melhor usar demaquilante para não deixar nenhuma área do rosto irritada.

 

2- Sabonete líquido é melhor para o rosto

MITO – Não é a textura que mostra se o produto é ou não melhor para a região, mas o seu pH. É comum que a formulação mais suave com tensoativos recomendados para o rosto seja encontrada nos sabonetes líquidos, mas há produtos em barra que contêm o mesmo poder de limpeza.

 

3- Não é recomendado lavar o cabelo com sabonete

VERDADE – Lavar os cabelos com sabonete não é errado, mas se deve atentar que existem produtos específicos para este fim que aliam capacidade tensoativa, proporcionam brilho e eliminam a capacidade estática facilitando o ato de pentear.

 

4- É prático substituir hidratante corporal por sabonete hidratante

MITO – Alguns sabonetes também possuem a função de hidratar a pele, além de limpar. Entretanto, a duração do tempo de hidratação é menor e menos profunda que a proporcionada pelos hidratantes corporais.

 

5- Água quente pode intensificar o perfume do sabonete

VERDADE – A água quente ajuda na intensificação do perfume do sabonete durante o banho, mas pode provocar o ressecamento da pele já que a alta temperatura estimula a dilatação dos poros removendo sua gordura natural. Por isso, a água morna é mais recomendada e ela não altera em nada o poder de limpeza do sabonete.

 

6- Sabonete que faz mais espuma limpa mais

MITO – Não precisa procurar por um sabonete que faz muita espuma se acha que ele será mais eficaz para limpar determinada área do corpo, como na hora de retirar a maquiagem. A espuma é apenas o veículo usado, o poder de limpeza está relacionado à quantidade e qualidade dos ativos.

 

7- É melhor usar sabonetes específicos para cada região do corpo

VERDADE – Cada região do corpo tem uma tendência maior ou menor de produzir oleosidade ou sudorese, além da sensibilidade individual de cada área. Sendo assim, a escolha dos produtos adequados é essencial.

 

*Com informações do Portal UOL

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Por que a depilação com cera é tão aceita?

Os riscos da descoloração dos pelos

Fechar