Cinco mitos ou verdades sobre a beleza

Por Mariana Pajuelo

Alguns truques de beleza são simplesmente irresistíveis para muitas mulheres. Para desvendar a verdade e esclarecer o que é crença popular sem fundamento, veja abaixo as mais conhecidas:

1) Depilação com cera tira o bronzeado da pele

MITO. A depilação, feita com cera ou gilete, pode retirar algumas células superficiais da pele, que estão carregadas de melanina, o pigmento responsável pelo efeito do bronzeado. Retirando essas células, pode-se notar um clareamento da área depilada, mas isso não significa que o bronzeado se foi. Quanto à depilação a laser, essa deve mesmo ser evitada quando a pele estiver mais morena. O alvo do laser é justamente a melanina do pelo. Quando a pele está bronzeada, o laser “confunde” o alvo e pode atingir a melanina da pele, o que pode causar queimaduras.

2) Ficar um tempo sem esmalte ajuda a unha respirar

VERDADE. Esmaltes e removedores são substâncias químicas que agridem a lâmina da unha causando desidratação e, por consequência, deixando-as mais frágeis; o que explica aquele “desfolhamento” nas extremidades. Unhas ásperas ou com manchas esbranquiçadas ou amareladas também são resultado dessa agressão causada pelos produtos. Portanto, o ideal é retirar o esmalte com removedor sem acetona um dia antes de ir à manicure e aplicar creme hidratante várias vezes até o dia seguinte (ou durante o tempo que estiver sem esmalte), após lavar as mãos.

3) Óleos substituem hidratantes nos cuidados com o corpo

MITO. Os óleos formam uma barreira que evita a perda de água da pele para o meio ambiente. Já os cremes e loções promovem uma hidratação verdadeira; eles penetram na pele, além da camada superficial, mantendo sua textura equilibrada. Entre os ativos hidratantes mais eficazes atualmente estão D-pantenol, lactato, ureia, PCN-Na, semente de uva, ceramidas e também óleos combinados a outros elementos (amêndoas, abacate e coco). Em tempo: o uso excessivo dos óleos pode tapar os poros em longo prazo, assim como aumentar a oleosidade da pele.

4) Compressas de pepino clareiam olheiras

MITO. Qualquer compressa fria ou gelada tem um efeito de vasoconstrição, que diminui temporariamente o calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região das olheiras e, dessa forma, reduz o aspecto escuro e o inchaço. Mas é um efeito de momento. Já as compressas com chá de camomila gelado têm, de fato, ação anti-inflamatória e drenante –no caso de fazer algo em casa, elas são mais eficazes. Uma boa dica para tratar a região é colocar os cremes para a área dos olhos na geladeira. O produto frio, em contato com a pele, vai levar a uma discreta vasoconstrição, reduzindo o inchaço e melhorando a circulação das pálpebras.

5) Consumir alimentos de cor de laranja prolonga e intensifica o bronzeado

VERDADE. Os alimentos com cor laranja, como a cenoura e o mamão, são ricos em betacaroteno, substância que auxilia na produção de melanina. Quando são ingeridos cerca de 15 dias antes e durante o período de exposição ao sol, esses alimentos aumentam essa produção, o que torna o bronzeado solar mais intenso e prolongado. O único cuidado é evitar os excessos porque o betacaroteno deixa um tom bem forte na pele, inclusive, na palma da mão e planta dos pés que ficam cor de laranja.

*Com informações do Portal UOL Mulher

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Leia o post anterior:
Sabe a diferença entre cera quente e fria?

Hidrate-se com sucos de frutas nutritivos

Fechar